Superman: 18 Curiosidades surpreendentes sobre o Homem de aço

Superman: 18 Curiosidades surpreendentes sobre o Homem de aço

O Super-homem, ou Superman, foi criado em 1 938 pelo norte-americano Jerry Siegel em parceria com o canadense Joe Shuster. O personagem foi criado com base num conto de Siegel chamado The Reign of Superman, escrito em 1 933.

O Superman do conto de 1 933 era, na verdade, um vilão com superpoderes, como dominar a mente das pessoas. A sua intenção era conquistar a Terra. Detalhe: Superman era careca.

Siegel e Shuster foram também os criadores do detetive Slam Bradley, o primeiro personagem da DC Comics conhecido no Brasil, em 1 937 – ou seja, antes de Super-homem.

O Super-homem que nós conhecemos surgiu na revista Action Comics de abril de 1 938. Com o tempo, esse exemplar se tornou um dos itens colecionáveis mais caros do mundo. Um site especializado na avaliação de exemplares avulsos estimou o seu valor em US$ 3 milhões.

O sucesso da Action Comics foi tamanho que a tiragem de 200 mil exemplares da primeira edição saltou para 500 mil na terceira. Um ano depois, Superman ganharia sua própria revista em quadrinhos.

O primeiro desenho animado do herói foi lançado em 1 941 nos Estados Unidos, com 17 episódios.

Nas histórias, Superman é originário do planeta Krypton. Nasceu como filho de Jor-el e Lor-van, que o chamaram de Kal-el. Ao perceber que o núcleo de Krypton estava instável, Jor-el tentou informar as autoridades locais para que o planeta fosse evacuado. Diante da negativa, resolveu ele próprio construir foguetes que ajudariam a pelo menos salvar a sua família. No entanto, só teve tempo de salvar Kal-el, que foi parar no planeta Terra e adotado como humano pelo casal Kent.

Jonathan e Martha Kent eram fazendeiros do estado norte-americano do Kansas. Viviam perto de uma cidade chamada Smallville (Pequenópolis nas primeiras histórias publicadas no Brasil). Eles já foram chamados de John e Mary, Eben e Martha e Eben e Sarah.

Como os nomes originais de Jonathan e Martha eram John e Mary e o herói veio do céu para salvar a humanidade… Para alguns fãs do homem de aço não é mera coincidência: Superman teria sido inspirado na figura de Jesus Cristo.

Acredita-se que o nome Clark Kent tenha sido inspirado nos atores Clark Gable (famoso pelo épico E o Vento Levou) e Kent Taylor.

Kal-el não foi o único sobrevivente de destruição do planeta Krypton. Além dele, sobreviveram a garota Kara Zor-el/Supergirl e o cão Krypto/Superdog. Existem duas origens para o Superboy: enquanto na primeira ele é uma versão jovem do Superman, na segunda é um clone (pelo menos aparentemente).

O nome completo do vilão Lex Luthor é Alexander Joseph Luthor. Foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster para a revista Action Comics em 1 941. O curioso é que ele surgiu como um cientista louco, não o magnata ambicioso que costumamos ver nas histórias em quadrinhos.

Poucas pessoas sabem, mas Superman já foi recrutado para combater a organização racista Ku Klux Klan. O episódio foi narrado na série de rádio com 16 episódios intitulada Clan of the Fiery Cross, exibida nos Estados Unidos na década de 1 950.

Existe uma história em que após perder Lois Lane – ela é morta por ninguém menos que Coringa -, o Superman casa-se com a Mulher-Maravilha e tem 5 filhos com ela.

Superman morre – ou aparenta estar morto – pelo menos três vezes desde que a sua revista foi criada. A mais impactante foi a série publicada no início dos 90, quando o herói é morto pelo vilão Apocalypse e substituído por quatro personagens que reivindicam o seu posto.

Existem diversos tipos de kryptonita, com efeitos diversos sobre o super-herói. A vermelha aflora uma personalidade rebelde, a dourada tira os poderes e a preta desperta o lado mau do Superman. A mais perigosa, no entanto, é a verde, a única capaz de matá-lo. Há até uma anti-kryptonita, uma pedra incapaz de fazer mal ao Superman, mas fatal para os seres humanos.

Já foram publicadas diversas histórias com personagens dos universos DC e Marvel juntos. Numa delas, Superman encontra ninguém menos que o Homem-Aranha.

O Superman surgiu pela primeira vez no Brasil em dezembro de 1 938, no suplemento Gazetinha do jornal paulistano A Gazeta, do jornalista Cásper Líbero. A revista Superman surgiu em 1 945 pela antiga editora de quadrinhos Ebal.

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Super Interessante, Animaq – Almanaque dos Desenhos Animados, Mega Curioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *