Países e regiões
15 Aspectos curiosos e dados estatísticos sobre o Chade
O Chade recebeu esse nome em função do lago Chade, um grande reservatório de água localizado na fronteira com a Nigéria, Niger e Camarões.
O Chade é uma ex-colônia francesa do norte da África, cuja independência foi obtida em 1 960. É, portanto, um país bastante jovem.
São falados mais de 100 idiomas no país, mas as línguas oficiais são o francês e o árabe.
O Chade possui atualmente 10 milhões de habitantes, 74% vivendo em áreas rurais (dados de 2 015).
As principais cidades do país são Jamena, Mundu, Sahr e Abéche.
Com cerca de 1 milhão de habitantes, a capital Jamena – ou N’Djamena, como também é conhecida – é a maior e mais populosa cidade do país. Uma curiosidade interessante: Jamena está localizada na fronteira com Camarões.
O Chade é um país com diversas religiões, com predomínio de muçulmanos (54%) e cristãos (34%). A maioria dos muçulmanos habita as regiões ao norte e leste do território chadiano, enquanto os cristãos estão concentrados no sul.
A poligamia é bastante comum no país, sendo inclusive apoiada por lei. Mais de 30% das mulheres chadianas vivem nesse tipo de união.
Outra coisa comum no Chade é a circuncisão feminina. Acredita-se que 45% das mulheres de lá tenham se submetido a essa prática, principalmente as que vivem nas regiões ao norte.
Cerca de 80% da população vive abaixo da linha da pobreza, o que torna o Chade um dos 10 países mais miseráveis do mundo.
Acredite se quiser, mas a esperança de vida no Chade é de apenas 50,4 anos.
A principal atividade econômica é a pecuária de subsistência, praticada por quase 70% da população.
As estradas pavimentadas são escassas por lá. Quase não existe saneamento básico, principalmente nas cidades pequenas. O número de linhas telefônicas fixas é também muito baixo.
O país é atravessado pelo sahel, uma zona de transição entre o deserto do Saara e as savanas centro-africanas. De vez em quando, essa região é atingida por secas bastante severas.
O lago Chade é a principal fonte de abastecimento do país. O problema é que ele perdeu 90% de suas águas desde a década de 1 960. Se continuar assim, acredita-se que deva secar totalmente em breve.
A bandeira do Chade seria praticamente semelhante a da Romênia se não fosse por um pequeno detalhe: a tonalidade de azul é mais escura.
Fontes: Wikipédia, Brasil Escola.