12 Hábitos alimentares brasileiros que chamam a atenção dos gringos

habitos-alimentares-brasileiros-curiosidades

Os brasileiros possuem hábitos alimentares que chamam muito a atenção dos visitantes estrangeiros, a começar pela mania de comer arroz com feijão todos os dias (imagem acima). Numa pesquisa em sites como o G1, o Buzzfeed e outros, fizemos um levantamento de alguns hábitos alimentares que, como o tradicional feijão com arroz, os gringos acham esquisito. Veja a seguir.

As festas infantis são para toda a família. Ao contrário de muitos países, onde só aparecem crianças, no Brasil aparecem muitos adultos (que exigem muita cerveja!).

O churrasco brasileiro é considerado inigualável pelos estrangeiros. Eles ficam encantados com a diversidade de pratos e principalmente, de carnes, das churrascarias.

Outra coisa que encanta os visitantes de fora é a cachaça. Às vezes, eles bebem mais do que o recomendado.

E o que dizer da pizza de dois sabores? Para muitos estrangeiros em visita ou a trabalho no Brasil, trata-se de uma das melhores invenções dos brasileiros.

Em visita a restaurantes brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014, uma das coisas que mais chamaram a atenção dos torcedores-visitantes foi a farinha de mandioca. Eles nunca viram nada igual. Tampouco ouviram falar da nossa farofa.

Entre as frutas típicas do Brasil, uma das que mais chamam a atenção é o açaí. Seja na forma de sorvete, caldo ou doce, ele agradou a nove de cada dez gringos.

Feijão com arroz, não podíamos deixar a combinação mais vista nos lares e restaurantes de fora. Os gringos não estranham a mistura, mas o hábito de comer ela todos os dias. Chegam a dizer que os brasileiros comem “feijão, arroz e mais alguma coisa”.

Pão francês. Não diga a um francês que come esse tipo de pão todos os dias porque ele vai estranhar muito, muito mesmo. Isso porque não existe pão francês na França.

Turistas estrangeiros – principalmente os exigentes franceses, cabe aqui salientar – estranham bastante os doces brasileiros, e por um motivo óbvio: são muito doces. Se forem levados a experimentar uma sobremesa com frutas típicas, eles dirão que podia ser melhor se não tivesse tanto açúcar.

Os brasileiros não costumam comer as coisas com as mãos. Nas lanchonetes do tipo fast food, por exemplo, eles fazem questão de pegar o sanduíche com um guardanapo. Em festas, pegam os salgadinhos também com guardanapos. Isso causa estranhamento entre os gringos.

E o que dizer dos restaurantes de comida por quilo? Europeus, norte-americanos e pessoas de outras nacionalidades acham um pouco incomum comer num lugar onde as refeições são pesadas antes. Mas eles adoram! Alguns perdem totalmente a noção e acabam abarrotando o prato e pagando mais caro do que esperavam.

Por último, uma das coisas que mais causam surpresa nos estrangeiros é o hábito de escovar os dentes após as refeições. Trabalhadores europeus e norte-americanos, por exemplo, não costumam ir ao banheiro depois do almoço para escovar os dentes. Eles podem achar esquisito no início, mas acabam aprovando o costume e, em muitos casos, copiando.

 

Fontes: G1, Folha de S. Paulo, Deutsche Welle, Buzzfeed, Olivier do Brasil.blogspot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *