Algumas coisas que todos devem saber sobre o ano de 1989

Algumas coisas que todos devem saber sobre o ano de 1989

Os brasileiros começaram o ano de 1 989 de luto pelo acidente com a embarcação de turismo Bateau Mouche, no Rio de Janeiro. Ela naufragou na noite de réveillon, matando 55 das 142 pessoas à bordo. Entre os mortos estava a atriz Yara Amaral.

Entre os fatos de maior repercussão em 1 989 está a queda do Muro de Berlim, uma barreira física que separava a Antiga Alemanha Oriental da Ocidental. Desde que foi construído em 1 961, pelo menos 137 pessoas morreram tentando atravessá-lo. Com a queda do muro, ruíram quase todos os regimes comunistas da Europa Oriental.

Outro fato que entrou para a história foi a onda de manifestações por maior abertura política na China. Milhares de estudantes tomaram a Praça da Paz Celestial, em Pequim, naquela ocasião. Esperava-se que o Partido Comunista chinês cedesse, mas não foi o que aconteceu. As manifestação foram reprimidas com violência e muitos estudantes acabaram mortos ou presos.

Mas um fato de grande repercussão: o vazamento de óleo do navio petroleiro Exxon Valdez, no Alasca. O equivalente a 257 a 750 mil barris de petróleo vazou, prejudicando todo o ecossistema local. Milhares de peixes, pássaros e mamíferos marinhos morreram. Só para se ter uma ideia, morreram mais de 250 mil pássaros. Foi o segundo maior acidente ecológico da história dos Estados Unidos.

A corrida presidencial brasileira foi uma das mais disputadas da história do país. Os candidatos Luís Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello participaram do primeiro debate para a presidência da República. Quem venceu foi Collor, que dois anos sofreria um processo de impeachment.

Surge o mais novo estado brasileiro: Tocantins, com a cidade de Palmas como capital.

Foi o rock pesado quem dominou as paradas de sucesso dos Estados Unidos naquele ano. Um dos campeões de venda foi a banda Guns´n Roses. Isso não quer dizer que os americanos tenham deixado de curtir outros estilos. Pelo contrário. Madonna fez sucesso com Like a Prayer, Debbie Gibson com Lost in Your Eyes, The Bangles com Eternal Flame, Richar Marx com Right Here Waiting, Milli Vanilli com Girl You Know It´s True e Pet Shop Boys com Domino Dance.

Cantores de lambada e músicas infantis dominaram as paradas brasileiras. Beto Barbosa fez sucesso com a lambada Adocica e Luiz Caldas com o axé Tieta (que, por sinal, foi tema de uma novela de mesmo nome). Mas ainda havia espaço para o rock do grupo Nenhum de Nós, cujo mega-sucesso Astronauta de Mármore foi uma adaptação de Starman, de David Bowie. O estilo sertanejo começou a entrar em ascensão nessa época, como as duplas Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó.

Os shows dos grupos Mötorhead, Information Society e A-Ha feitos no Brasil tiveram lotação máxima. De origem norueguesa, o A-Ha foi um dos grupos mais cultuados pelos jovens no início dos anos 90.

Com 2,9 milhões de cópias vendidas, Xuxa foi a personalidade da música que mais vendeu discos. Suas músicas tocavam em praticamente todas as festas infantis. Com todo esse sucesso, ela só podia acabar fazendo ponta no cinema. E foi justamente o que aconteceu. O filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões foi um dos mais vistos durante todo o ano. Outros filmes campeões de bilheteria foram Indiana Jones e a Última Cruzada, Batman, Nascido em 4 de Julho, Brinquedo Assassino, Sociedade dos Poetas Mortos, O Campo dos Sonhos, Máquina Mortífera II, A Pequena Sereia e Meu Pé Esquerdo.

Finalmente o mistério foi revelado. Os brasileiros começaram 1 989 descobrindo quem matou a megera Odete Roittman, uma das mais odiadas da história da telenovela. A globo emplacou ainda as novelas Tieta e Que Rei Sou Eu?. Com Edson Celulari e Giulia Gam nos papéis principais, a trama de Que Rei Sou Eu? desenrolava-se num país fictício. A Globo era imbatível na teledramaturgia, certo? Errado. A Rede Manchete causaria um grande estrago no ano seguinte com a novela Pantanal.

Graças ao sucesso nas redes Gazeta e Bandeirantes, o apresentador Fausto Silva é contratado pela Rede Globo. Com gincanas, pegadinhas e números musicais, ele passa a apresentar o programa Domingão do Faustão nos domingos da emissora.

O sucesso da novela Que Rei Sou Eu? foi tão grande que ela virou até álbum de figurinhas. A Globo chegou a reprisá-la numa versão compacta apenas um mês depois do seu término. Embora não tenha alcançado grande audiência, a novela Bebê a Bordo lançou o modismo dos lenços na cabeça dos homens, inspirados no personagem de Guilherme Fontes.

Em 1 989, as pessoas usavam relógios Champion com pulseiras coloridas (era possível trocar a pulseira para combinar com o tipo de roupa), moda esportiva da grife Hollywood Sportline, sandálias Rider, sapatos Sândalo e tênis de marcas como Pony. Uma das marcas de produtos para o lar mais vendidas foi a Suggar, fabricante de secadoras de roupa e depuradores. As filmagens de festas e viagens eram feitas preferencialmente com câmeras Panasonic ou Philips, que filmavam em VHS.

Entre os livros mais vendidos estavam As Brumas de Avalon (de autoria de Marion Zimmer Bradley), Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking), O Sumiço da Santa (Jorge Amado), Acima de Qualquer Suspeita (Scott Turrow), Operação Cavalo de Troia 2 (J. J. Benitez), 1 968 – O Ano Que Não Acabou (Zuenir Ventura), O Negociador (Frederick Forsyth), O General em Seu Labirinto (Gabriel Garcia Márqueza) e, curiosamente, a própria Constituição Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *