Saiba quem deu o que falar e o que esteve em moda em 1978

Saiba-quem-deu-o-que-falar-e-o-que-esteve-em-moda-em-1978

Uma das principais notícias de 1 978 foi o curto pontificado do papa João Paulo I. Ele assumiu o posto em substituição a Paulo VI, mas acabou morrendo um mês depois. O seu substituto foi o papa João Paulo II.

Outra notícia que deu muito o que falar foi o nascimento do primeiro bebê de proveta do mundo, a britânica Louise Brown. A nova técnica de inseminação em proveta permitiu que milhões de casais estéreis ao redor do mundo pudessem ter filhos.

O suicídio de centenas de seguidores do reverendo norte-americano Jim Jones, em Jonestown, na Guiana, chocou o mundo. Quem se negou a tomar a bebida envenenada por membros da seite de Jones, acabou sendo assassinado. Políticos norte-americanos também foram mortos.

Greves sacodem a indústria automobilística do ABC paulista. Fábricas da Volkswagen, Mercedes-Benz, Ford e General Motors acabaram sendo paralisadas pelos próprios trabalhadores. Foram essas greves que mais tarde permitiram a criação do Partido dos Trabalhadores e a ascensão política do líder sindical Lula, também conhecido como Luís Inácio Lula da Silva.

Depois de 10 anos em vigor, o governo põe fim ao Ato Institucional número 5, o AI-5. A anistia a presos políticos, assim como a misteriosa morte do jornalista Vladimir Herzog marcaram o lento fim do regime militar no Brasil.

Uma das personalidades que mais deram o que falar em 1 978 foi a atriz Sônia Braga. O sucesso da novela Gabriela, exibida em 1 976, e de filmes como Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Dama do Lotação fizeram de Sônia uma verdadeira estrela. Com o filme O Beijo da Mulher-Aranha, exibido na década seguinte, Sônia ingressou na carreira internacional.

Quem também deu muito o que falar foi o bailarino e ator norte-americano John Travolta. Os filmes Grease – Nos Tempos da Brilhantina e Os Embalos de Sábado à Noite fizeram de Travolta o maior ídolo daquele final de década.

O filme Os Embalos de Sábado a Noite impulsionou a moda das discotecas entre os brasileiros. Inspiradas na casa novaiorquina Studio 51, diversas discotecas foram inauguradas no Brasil. Os músicos de maior sucesso da onda disco foram Village People, Donna Summer, Chic e Bee Gees. Com Sônia Braga no papel principal, a novela Dancin´Days tinha uma discoteca como um dos seus cenários.

Vários músicos brasileiros ingressaram na moda das discotecas. Um deles foi um grupo formado apenas por mulheres chamado As Frenéticas. A música tema da novela Dancin´Days era cantada pelo grupo. Mas houveram outros grupos e cantores: Harmony Cats, Lady Zu e Regina Shakti, que se apresentava na TV brasileira como cover na britânica D. D. Jackson.

O cantor Sidney Magal foi talvez o principal ídolo da música brasileira daquele ano. Com músicas como Sandra Rosa Madalena e O Meu Sangue Ferve por Você, ele tomou as paradas de sucesso. Durante as suas apresentações, Magal encarnava um cigano cantor.

Surgido simultaneamente no Reino Unido e Estados Unidos, o movimento punk começa a tomar a Europa e os Estados Unidos. O grupo que mais deu o que falar nessa época foi o britânico Sex Pistols. Com figurino, atitudes e muita música pesada, os punks desafiaram o status quo da época. Não seria exagero dizer que marcaram toda uma geração. No Brasil, o punk viveu o seu auge a partir de 1979. Os principais grupos brasileiros foram Cólera, Olho Seco, Aborto Elétrico, Detrito Federal e Ratos de Porão.

Embora a TV por assinatura ainda fosse uma realidade distante, os brasileiros já assistiam muitos seriados norte-americanos na época. Planeta dos Macacos, S.W.A.T, Vegas, Kojak, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Mulher-Maravilha, A Mulher-Biônica e As Panteras foram alguns desses seriados. Com o sucesso de As Panteras, a atriz norte-americana Farrah Fawcett se transformou em simbolo sexual em diversas partes do mundo (ela posou nua para a Playboy de seu país).

Além de Dancin´Days, os brasileiros assistiram as novelas O Pulo do Gato, Maria Maria, A Sucessora, Pecado Rasgado, Gina, Sinal de Alerta e Te Contei?.

Lançado em 1 977, o filme Guerra nas Estrelas continuou fazendo sucesso ao longo do ano anterior. Mas as pessoas também assistiram Os Embalos de Sábado à Noite, A Dama do Lotação, Grease – Nos Tempos da Brilhantina, Amargo Regresso, O Franco-Atirador e Super-Homem. Com o ator norte-americano no papel do herói, Super-Homem geraria mais duas continuações.

Os escritores mais lidos entre os anos de 1 977 e 1 978 foram Agatha Christie, Morris West, J. M. Simmel, Harold Robbins, Jorge Amado e Erick von Däniken. Seus livros sobre supostas visitas de alienígenas tornaram Däniken muito popular.

Nas bancas de jornais brasileiras, saiu a primeira edição da revista Playboy. As crianças conheceram diversos novos personagens do desenhista Maurício de Souza: Pelezinho, Neusinha, Cana Brava, Bonga… O gibi do Pelezinho foi um sucesso. O gibi com a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo também, lançado no encalço da novelinha da Rede Globo com os personagens de Monteiro Lobato, teve vendas bastante satisfatórias.

Entre os modismos de 1 978 estão as figurinhas para transferir (espécie de decalques onde bastava raspar para colá-los onde as crianças desejassem), canetas do tipo “Julieta” para pendurar no pescoço, tampinhas da Coca-Cola com os personagens Disney, bonequinhas em miniaturas Fofolete, boneco Falcon (uma espécie de mercenário de barba lançado pela Estrela), aparelhos de TVs portáteis com visual colorido (pareciam bastante com o IMac colorido lançado anos depois pela Apple) e calças jeans USTop. Tudo isso sem esquecer a mania da corrida, o que meses depois seria chamada de cooper.

As crianças chupavam drops Dulcora, os garotos se divertiam com o Telojogo Philco (o pai do Atari, do Playstation e todos os videogames que viriam depois), as jovens usavam meias luréx, as famílias adquiriam geladeiras com água na porta, as donas de casa colocavam congelados Findus no carrinho de supermercado e os homens se perfumavam com as colônias da Atkinson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *