O que é Awareness, Branding e outros termos do marketing?

O-que-e-Awareness-Branding-e-outros-termos-do-marketing

Certamente você já ouviu falar em awareness, buzz marketing, branding, trade marketing e outras palavras e expressões relativas ao marketing. Conhecer o significado é que é o problema. Você certamente tem noção do que vem a ser marketing politico e marketing direto, mas o que quer dizer endomarketing?

O significado desses e de outros termos comumente utilizados por especialistas você pode conferir a seguir.

AWARENESS – Palavra usada para designar o estudo da percepção do consumidor relativa a produtos e, principalmente, marcas. Trata-se de um termo emprestado da psicologia. Para os psicólogos, awareness designa o conhecimento sobre o comportamento de um determinado grupo.

BRANDING – Enquando o awareness estuda o ponto de vista do consumidor em relação a uma marca, o especialista em branding gerencia a mesma marca junto ao mercado. É ele quem leva a marca ao conhecimento do público consumidor e trabalha para que este tenha uma imagem positiva dela. Uma observação: para trabalhar com branding, é preciso conhecer o comportamento e o modo de pensar do consumidor! Awareness!

MARKETING DIRETO – O marketing direto também utiliza largamente pesquisas de mercado. Os principais objetivos são: obter lucratividade com o produto, gerenciar a verba publicitária, obter os resultados desejados e, claro, divulgar o produto junto ao público consumidor.

B2B – Sigla para business-to-business, usada para designar o comércio eletrônico entre empresas. Envolve propaganda, oferta de produtos/serviços e negociações de compra e venda de produtos usando tecnologias baseadas na internet.

MARKETING DIGITAL – Processo de comunicação feito por meio de telefonia celular e internet com vistas a divulgar produtos e serviços. Ação para conquistar clientes por meio de tecnologia digital. Exemplo: sites, blogs, newsletter, banners, e-mails, links patrocinados etc.

BUZZ MARKETING – Espécie de marketing viral. É, na verdade, uma estratégia que incentiva os internautas a retransmitirem uma mensagem de propaganda. Cria situações de empatia que estimulam as pessoas a repassarem a mensagem, como se fosse no boca-a-boca.

ENDOMARKETING – Marketing institucional, direcionado exclusivamente ao público interno. Exemplo: concursos, eventos, informativos internos e jornais empresariais dirigidos aos próprios colaboradores.

MARKETING DE REDE – Distribuição de bens e serviços por meios de uma rede de vendedores e distribuidores externos. Independentes, eles vendem o produto diretamente ao cliente. Um exemplo são os consultores de empresas de cosméticos como Avon e Natura.

MARKETING DE RELACIONAMENTO – Trabalho de marketing que visa estabelecer um relacionamento entre clientes e fornecedores. Sendo o centro das atenções, o cliente é atendido sempre de forma criativa e duradoura. Para isso, a empresa mantém uma extensa rede de contatos (geralmente por meio de mailing).

MARKETING INDUSTRIAL – Segundo os especialistas, marketing industrial envolve toda a empresa na pesquisa e nos processos que ajudam a tornar um produto viável no mercado.

MARKETING POLÍTICO – Na definição de sites, “é o marketing voltado para o ambiente politico”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Instrumento de comunicação que facilita o acesso de pessoas físicas e jurídicas aos meios de comunicação de massa como jornais, revistas e emissoras de TV. Uma assessoria de imprensa divulga notícias sobre o cliente nos meios de comunicação e gerencia entrevistas coletivas com vistas e divulgar balanços, lançamentos de produtos etc. É de suma importância no gerenciamento de crises – de problemas financeiros a desastres naturais envolvendo empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *