LEMBRE DAS PESSOAS, MODISMOS E FATOS DO ANO DE 1983

LEMBRE DAS PESSOAS, MODISMOS E FATOS DO ANO DE 1983

Poucas pessoas lembram, mas 1 983 foi um ano de grandes novidades no campo da tecnologia. Surgiram os mouses de computador (acredite, eles não tinha mouse até essa época), as câmeras de vídeo em VHS, os caixas eletrônicos (com o detalhe de que os primeiros foram instalados em Curitiba) e os Compact Discs.

Entre as personalidades que estiveram na boca do povo, podemos citar o jogador de vôlei Bernard, o piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, o jogador de futebol Zico, a jogadora de basquete Hortência, o nadador Gustavo Prado e o jogador Garrincha. Como podemos perceber, 1 983 foi um ano em que as listas de maiores ídolos dos brasileiros tiveram presença maciça de esportistas. Nenhum, no entanto, foi mais comentado do que Nelson Piquet, que nesse ano se consagrou campeão mundial de Fórmula 1.

As personalidades do mundo da música que mais deram o que falar foi Evandro Mesquita (líder da Blitz, uma das bandas de rock mais populares de início daqueles anos 80), Rita Lee (cuja popularidade atravessou quase toda a década) e Ritchie, um inglês que fez sucesso no Brasil cantando em português.

Por falar em música, os brasileiros ouviram Lulu Santos (intérprete do sucesso Tempos Modernos), Gang 90 e as Absurdetes (que interpretou Nosso Louco, um dos hits do verão 82/83), Rita Lee (cantora de Flagra), Eduardo Dusek (Rock da Cachorra), Magazine (Sou Boy), Neusinha Brizola (Mintchura), Absyntho (Ursinho Blau-blau), Barão Vermelho (Pro Dia Nascer Feliz), Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (Por que não eu?) e Irene Cara (What a Feeling, tema do filme Flashdance).

E por falar em Gang 90 e as Absurdetes, a música Nosso Louco Amor foi tema de abertura da novela Louco Amor. Outra novela de grande sucesso foi Final Feliz, como música tema de Rita Lee. Nenhuma, no entanto, fez mais sucesso do que Guerra dos Sexos. Com Fernanda Montenegro e Paulo Autran interpretando o casal de protagonistas, ela chegou a ganhar um remake anos depois. Essas três novelas foram exibidas pela Rede Globo no horário das 19 horas.

Ainda falando de televisão, não custa lembrar da novela Eu Prometo, a última escrita por Janete Clair. Também não custa lembrar que foi nesse ano que surgiu a Rede Manchete, emissora do grupo Bloch. Um dos primeiros programas a entrar no ar foi Clube da Criança, com a modelo Xuxa Meneghel estreando como apresentadora. Outra novidade foi a estreia dos programas Bom Dia Brasil, Vídeo Show e Balão Mágico pela Rede Globo.

Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias – a trupe do programa de humor Os Trapalhões – lançavam dois filmes por ano nessa época. O Cangaceiro Trapalhão foi o filme brasileiro mais visto em 1 983. Mas os brasileiro também lotaram os cinemas para assistir O Retorno de Jedi (o terceiro filme do primeiro Star Wars), 007 Contra Octopussy, Um Lobisomen Americano em Londres, Tubarão 3, Fuscão Presto (inspirada na música de mesmo nome), Laços de Ternura e Flashdance.

Entre os autores mais lidos de 1 983, vale destacar Umberto Eco (que escreveu O Nome da Rosa), Luís Fernando Veríssimo (O Analista de Bagé), Marcelo Rubens Paiva (Feliz Ano Velho), Irving Wallace (O Todo-Poderoso), John Le Carré (A Garota do Tambor), J. M. Simmel (Não Matem as Flores), Eliane Maciel (Com Licença, eu Vou à Luta), Harold Robbins (Atire a Primeira Pedra) e Herzer (A Queda para o Alto).

Os moradores de cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo faziam compras em lojas de departamentos como Mesbla e Mappim. As compras de supermercado eram realizadas no Jumbo Eletro, entre outras redes. A previdência privada podia feita em empresas como a Capemi. Cadernetas de poupança podiam ser dos bancos Haspa, Comind, Delfin ou Bamerindus. Quando pretendiam fazer viagens aéreas nacionais, compravam passagens na Vasp, Varig ou Transbrasil (para os Estados Unidos, podia na Pan Am).

As coleções de roupas casuais e esportivas para jovens levavam nomes de marcas (Hollywood Sportline, Honda Way, Yamaha Look ou Marlboro Leisure Wear). Os agasalhos de moletom estavam em moda, quase todo mundo usava. Entre as marcas de jeans, havia a Matite e a USTop.

Entre os modismos podemos citar o cantor Ritchie (intérprete do mega-hit Menina Veneno), os sorvetes Sem-Nome, o game Odissey, a “motoreta” Monareta e o Círculo do Livro. A editora Abril relançou o álbum de figurinhas Galerias Disney, mas sem o mesmo sucesso da década de 70.

Crianças mascavam chicletes de marcas como Ploc e chupavam balas como Soft (muitas quase morreram engasgadas). Comiam chocolate Cad-Lac e se lambuzavam com as latas de Leite Moça com chocolate ou café.

Depois de um relativo período de ditadura militar, a Argentina volta a ser uma democracia plena com a eleição de um civil para a presidência da República: Raúl Alfonsín. Um dos principais fenômenos históricos daqueles anos 80 foi justamente a queda das ditaduras militares latino-americanas. Aos poucos, países que viveram sob regimes brutais vão conquistando o direito ao voto e à liberdade política e intelectual.

A derrubada de um avião sul-coreano lotado no norte da Ásia provoca uma séria crise entre Estados Unidos e União Soviética. Os soviéticos acusam a aeronave de invadir o seu território, o que é rechaçado pelas autoridades da Coreia do Sul e de outros países.

Fortes chuvas castigam o Sul do Brasil, especialmente Santa Catarina. Uma das regiões mais desoladas é o Vale do Itajaí. Com os transbordamentos dos rios, cidades como Blumenau ficam literalmente debaixo d´água. Enquanto isso, o Nordeste sofre com uma das piores secas da sua história.

O milagre econômico da década de 1 970 deu lugar a uma recessão brutal. O Brasil sofria com o baixo crescimento econômico, a inflação alta e o elevado custo de vida. Os preços dos combustíveis subiam com uma frequência nunca antes vista. Houve até saques em supermercados em estados como São Paulo. Com vistas a estabilizar a economia, criou-se o Plano Cruzado em 1 986, o Plano Collor em 1 992 e o Plano Real em 1 994. Foi só a partir desse último que a economia começou a deslanchar e o brasileiro a recuperar parte do seu poder de compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *