Fatos curiosos sobre os primeiros jogos olímpicos da Era Moderna

Jogos-Olimpicos-da-Era-Moderna

O criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi o educador e historiador francês Pierre de Frédy (1863-1937), também conhecido como Barão de Coubertin.

A ideia de reavivar os antigos Jogos Olímpicos surgiu num período em que o interesse pelos torneios esportivos gregos foi reavivado devido a diversas descobertas arqueológicas feitas na cidade grega de Olímpia. Na mesma época, o Barão de Coubertin publicou uma série de artigos defendendo o valor dos jogos amadores na formação do caráter dos estudantes.

O Comitê Olímpico Internacional foi criado em julho de 1 894 por iniciativa do Barão de Coubertin. Os seus membros decidiram que os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna seriam realizados na cidade grega de Atenas.

Curiosamente, o primeiro presidente do COI não foi o seu criador. Por sugestão do próprio Barão de Coubertin, ele teria que ser do país que abrigaria os jogos. O eleito foi o grego Demetrius Vikelas.

O Barão de Coubertin assumiu a presidência do COI em 1 896, após os jogos de Atenas. Ele permaneceu no cargo até 1924.

Os esportes incluídos na primeira olimpíada da Era Moderna foram: atletismo, natação, ciclismo, tênis, esgrima, tiro, levantamento de peso, luta e ginástica.

Uma das modalidades mais bizarras dos primeiros jogos foi o tiro ao pombo. Outro esporte curioso foi o cabo de guerra.

Os primeiros jogos foram realizados em 06 de abril de 1896, em Atenas. Apenas treze nações disputaram a competição.

O único representante da América Latina nos jogos de Atenas foi um atleta do Chile.

O Brasil só começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Ele levou apenas 29 atletas. O primeiro brasileiro a ganhar uma medalha foi Guilherme Paraense, na prova de tiro.

A primeira olimpíada teve participação de 311 atletas, todos homens. As mulheres só começaram a competir nos jogos de Paris.

O Barão de Coubertin era totalmente contra a presença de mulheres nos Jogos Olímpicos. Ele chegou a se queixar em um discurso de que a presença de mulheres traía o “ideal olímpico”.

O primeiro campeão olímpico da Era Moderna foi o norte-americano James Connoly, ao vencer a competição de salto triplo.

A primeira mulher campeã olímpica foi a tenista britânica Charlotte Cooper.

Terceiro lugar na maratona de Atenas, o grego Spiridon Belokas foi desclassificado quando a organização descobriu que ele tinha feito parte do percurso de carona numa carruagem.

Nos jogos de Paris, o corredor francês Michael Théato foi acusado de aproveitar os seus conhecimentos sobre as ruas da cidade para pegar atalhos e vencer a maratona. Apesar das reclamações, ele não foi desclassificado.

Um australiano que estava de passagem por Atenas durante os jogos de 1896 resolveu se inscrever nas competições e… surpresa!, acabou ganhando a medalha de ouro na prova dos 800 metros.

Situação um pouco parecida ocorreu com um cidadão britânico que estava em Atenas na ocasião. Ele acabou sendo convocado para a equipe inglesa de tênis, que precisava com urgência de um jogador para completar o time.

A segunda cidade a abrir os Jogos Olímpicos da atualidade foi a francesa Paris, em 1900. As modalidade esportivas incluídas no evento saltaram para 17, e o número de provas para 86.

Atenas queria se tornar sede perpétua dos Jogos Olímpicos, mas não conseguiu. De qualquer forma, ela realizou uma competição semelhante para comemorar os 10 anos do primeiro evento (ela não foi considerada oficial).

Apenas cinco países participaram de todos os jogos da Era Moderna: França, Reino Unido, Suíça, Austrália e Grécia.

Nas primeiras olimpíadas, todas as medalhas eram entregues na cerimônia de encerramento dos jogos.

Os países que mais ganharam medalhas na primeira olimpíada moderna foram, pela ordem: Estados Unidos, Grécia, Alemanha, França e Reino Unido.

As provas de natação só começaram a ser disputadas em piscinas mais de 50 anos depois dos primeiros jogos. Nas olimpíadas de Atenas de 1896, um dos participantes saiu da água reclamando que precisava de um médico porque estava congelando em virtude da baixa temperatura da baía de Zea.

Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram a ser disputados em 1924 e tiveram a cidade francesa de Chamonix como sede.

As Paraolimpíadas começaram a ser disputadas em 1960, na cidade italiana de Roma.

A bandeira olímpica foi criada pelo Barão de Coubertin, em 1914.

Uma última curiosidade: o coração do Barão de Coubertin foi lacrado numa urna de bronze e sepultado na cidade grega de Olímpia.

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos – Jogos Olímpicos, UOL Educação, IG, G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *