Conheça 16 curiosidades sobre o estado do Amapá

Conheça 16 curiosidades sobre o estado do Amapá

1. O nome do estado é controverso. Uma das versões mais populares é a de que “Amapá” seja originário do idioma tupi e significa “terra que acaba”.

2. O Amapá só passou a ser oficializado como estado em 1 988. Até então, era considerado apenas território brasileiro. A primeira eleição para governador ocorreu somente em 1 990.

3. A capital e maior cidade do estado é Macapá.

4. A região metropolitana de Macapá compreende apenas duas cidades: Macapá e Santana. Somadas, as populações de ambas compreende 557 000 pessoas.

5. Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, daí que a população pode testemunhar o equinócio (quando os raios do sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador) duas vezes por ano.

6. Macapá possui um estádio (Estádio Zerão) que fica exatamente em cima da Linha do Equador. Metade do Campo fica no hemisfério norte e metade no hemisfério sul.

7. Tanto a bandeira quanto o brasão da cidade de Macapá possuem uma representação da Fortaleza de São José de Macapá, construído em 1 764. Ele também é representado pela forma geométrica parecida com uma estrela na bandeira do Amapá (imagem acima). Sua principal função era proteger o território das invasões francesas.

8. A cidade mais ao norte do Brasil é Oiapoque, no Amapá. Ela faz divisa com a Guiana Francesa e o oceano Atlântico. Possui em torno de 24 000 habitantes que vivem numa área 21 vezes maior do que a da cidade de São Paulo, no estado de mesmo nome.

9. Separada da cidade de Saint George pelo rio Oiapoque, o município de Oiapoque possui forte influência da Guiana Francesa (ou mais propriamente da França). Muitos habitantes misturam o português com o francês, criando um modo de falar peculiar. Costumam comprar eletrodomésticos e móveis do outro lado da fronteira e curtem bastante um estilo musical popular no Caribe: o zouk.

10. Amapá e Roraima são os estados brasileiros com menor números de municípios. Enquanto o primeiro possui 16, o segundo possui 15. Detalhe: o estado com mais municípios é Minas Gerais, com 853.

11. O Amapá abriga o maior parque ambiental do país. Chamado de Montanhas do Tumucumaque, ele ocupa quase metade do território do estado.

12. Em parte devido ao relevo acidentado, o Amapá possui quase todos os biomas brasileiros: cerrado, floresta tropical densa, campos inundáveis e mangue.

13. Os principais rios do estado são o Amazonas, o Oiapoque, o Jari, o Araguari e o Maracá.

14. O Amapá é o único estado brasileiro com todas as reservas indígenas demarcadas.

15. Um dos locais mais curiosos do estado é um misterioso círculo de pedras gigantes que em muito lembra o monumento britânico de Stonehenge. Localizado na cidade litorânea de Calçoene, ele atrai estudiosos do mundo todo, ávidos por desvendar a sua origem e utilidade.

16. O Círio de Nazaré, a festa religiosa mais tradicional de Belém do Pará, é também comemorada em Macapá. Ela costuma reunir em torno de 300 mil pessoas.

Obs: os dados são referentes aos anos de 2 014 e 2 015.

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Agência Estado, Planeta, IBGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *