Conheça 15 curiosidades sobre a cidade do Recife

Conheça 15 curiosidades sobre a cidade do Recife

Recife, a capital de Pernambuco, recebeu esse nome em referência aos recifes de arenitos – também chamados de arrecife – e, formações rochosas comuns nas praias do estado.

A cidade surgiu com o nome de Ribeira de Mar dos Arrecifes em 12 de março de 1 537. Trata-se da capital mais antiga do Brasil.

Recife é a terceira capital mais populosa do Nordeste, atrás de Salvador e Fortaleza.

Apesar de não ser a mais populosa, Recife é a terceira área urbana mais densamente povoada do país. As duas primeiras são São Paulo e Rio de Janeiro.

Os bairros mais populosos são: Boa Viagem, Várzea e Cohab. Por sinal, o Boa Viagem possui um dos maiores PIBs da capital pernambucana.

Sua região metropolitana engloba as seguintes cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragipe, Igarassú, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. As mais populosas são, por ordem, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Recife é a capital com maior Produto Interno Bruto do Nordeste e a oitava do Brasil.

Recife possui o terceiro maior sistema metroviário do país, depois dos sistemas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ao levar o número de foliões que consegue arrastar em conta, o Guiness Book considerou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo. O Galo da Madrugada anima a folia recifense no sábado de carnaval.

Nem todos os brasileiros sabem, mas Recife possui um passeio turístico chamado Circuito dos Poetas, que leva os visitantes a conhecer lugares que remetem a grandes nomes das letras como Manuel Bandeira, Clarice Lispector, João Cabral de Mello Neto, Chico Science…

No século XVII, Recife passou 24 anos sob domínio da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. Ela foi administrada pelo holandês Maurício de Nassau.

A primeira sinagoga das Américas foi fundada em Recife durante o período holandês. Com a retomada da região pelos portugueses, os judeus imigraram para a cidade de Nova Amsterdã, atual Nova York, onde fundaram a primeira sinagoga da América do Norte.

Recife é atualmente o maior pólo tecnológico do Brasil. Localizado no centro histórico da cidade, o parque tecnológico Porto Digital reúne empresas como IBM, Microsof, HP, Samsung e Fiat-Chrysler. Abriga também mais 240 startups do setor de tecnologia.

Cercada por rios e com inúmeras pontes, Recife é chamada de Veneza Brasileira. Entre as suas pontes está a Maurício de Nassau, a mais antiga da América Latina.

Recifenses famosos: Bezerra da Silva, Michael Sullivan, Lenine, Luiz Felipe Pondé, João Cabral de Melo Neto, Guel Arraes, Robertinho do Recife, Nelson Rodrigues, Manuel Bandeira, Reginaldo Rossi, André Valli, Gilberto Freire, Bruno Garcia, Joaquim Nabuco, Ricardo Noblat, Heitor Dhalia, Romero Britto, Paulo Freire, Naná Vasconcelos, Johnny Hooker, Luiz Armando Queiroz, Francisco Brennand, Guilherme Berenguer, Paulo Bruscky

Fontes: Wikipédia, ClickEducação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *