Algumas curiosidades sobre Química

Algumas-curiosidades-sobre-Quimica

Existem por volta de 50 vitaminas, mas apenas 13 são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Mais de dois bilhões de pessoas no mundo tem deficiência de um ou dois tipos de vitamina.

O principal constituínte do vinagre é o ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o ar – ou seja, com o oxigênio.

O ácido mais forte do mundo é o fluorantimônico (até mais forte até que o ácido sulfúrico). Sua acidez é tamanha que é capaz de transformar o ferro em gás ou líquido.

O ácido nítrico forma manchas amarelas na pele humana. O sulfúrico causa queimaduras graves e desidratação dos tecidos. O fluorantimônico penetra na pele e corrói até os ossos.

Existem mais de 4,5 mil substâncias no cigarro, sendo 50 cancerígenas. Algumas dessas substâncias são o benzeno, o xileno, o arsênico, o chumbo, o butano, acetileno, o metanol e, claro, a nicotina.

A sigla DDT, do primeiro pesticida moderno, significa Dicloro-Difenil-Tricloroetano.

O ácido bórico é um composto químico muito utilizado em fórmulas de inseticidas. Ajuda a combater baratas, formigas, cupins e outros insetos. Pode ser perigoso se inalado por uma criança.

Em um período de 100 anos, uma molécula de água passa menos de uma semana na atmosfera; 2 semanas em lagos e rios; 20 meses em forma de gelo; e incríveis 98 anos só no oceano.

A água representa 60% do peso de uma pessoa adulta. Numa recém-nascida, a proporção é de 70%.

Com exceção do hidrogênio, todos os elementos do seu corpo foram criados no interior da estrela.

97,85% do corpo humano é constituído pelos seguintes elementos: hidrogênio, oxigênio, carbono, fósforo e cálcio.

Dos 90 elementos existentes na natureza, apenas 17 são responsáveis por todas as reações químicas que acontecem em nosso corpo.

O elemento mais abundante do Universo é o hidrogênio (93%), seguido do hélio (cerca de 7%). O restante é constituído dos materiais que conhecemos, como o oxigênio, ferro, fósforo, carbono…

O oxigênio do ar protege a nossa pele dos raios UV e, se as moléculas de oxigênio desaparecessem, todos sofreriam queimaduras imediatamente.

A maior parte da atmosfera da Terra é formada por nitrogênio, não por oxigênio. O nitrogênio domina 78% do ar e o oxigênio, 21%. O restante é dióxido de carbono.

O sal comum, chamado também de sal de cozinha ou sal de mesa, é quimicamente conhecido como cloreto de sódio (formado da reação do ácido clorídrico com a soda cáustica – propriamente um ácido e uma base).

O cloreto de cálcio é um composto químico formado por cloro e cálcio. É utilizado como agente anti-mofo nos alimentos.

O bicarbonato de sódio é um composto muito útil para controlar a acidez do estômago. Nos alimentos, é usado como fermento. Possui também diversas funções na indústria do curtume, na preservação de madeira, fabricação de extintores de incêndio etc.

Glutamato monossódico é um flavorizante, ou seja, um realçador de sabor dos alimentos. É muito utilizado em diversas comidas industrializadas, como linguíças, salsichas, hambúrgueres, sopas instantâneas etc. A marca de glutamato mais conhecida é a Aji-no-Moto.

Um dos antioxidantes (usados para aumentar a vida útil do alimento) mais utilizados pela indústria de alimentos é o ácido ascórbico, uma molécula que neutraliza a ação dos radicais livres. O AA é reconhecido por dar resistências aos ossos, dentes e tendões.

A lecitina é uma mistura de glicolípidos, triglicérides e fosfolípidos usada como suplemento alimentar.

Lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados.

Glicerina é um umectante (que mantém a umidade do alimento) presente nos bolos industrializados, panetones, queijos, carnes em conserva e outros alimentos.

O ácido sórbico é um conservante (que ajuda a conservar o alimento por mais tempo) encontrado na natureza. Na indústria alimentícia, ajuda a evitar proliferação de leveduras e fungos.

Goma xantana é um polissacarídeo (polímero natural) com frequência utilizada como emulsificante (úteis para formar emulsões estáveis), espessante e estabilizante. Pode ser obtida através da glicose do milho, do soro do leite e do caldo de cana-de-açúcar.

Usada na fabricação de colas, a goma arábica é uma resina extraída de uma árvore típica da África subsaariana. Costuma também ser utilizada como espessante (que ajuda a aumentar a viscosidade e a textura) e estabilizante pela indústria alimentícia.

Goma de Guar é uma substância encontrada numa árvore típica da Índia. É bastante utilizada como espessante, emulsuficante e estabilizante (que ajuda na retenção da água, deixando o alimento mais fresco). É utilizada principalmente na fabricação de sorvetes, iogurtes e temperos.

O sorbitol é um poliálcool bastante utilizado como adoçante. Pode ser encontrado em antiumectantes (que evitam a umidade) na alimentação e laxante nos medicamentos. Detalhe: ele é menos doce do que a sacarina.

O aspartame é um adoçante, assim como a sacarina.

A cochonila é um corante (que, como o próprio nome indica, ajuda a dar cor) utilizado na fabricação de cosméticos, tintas e alimentos. Detalhe: ela é obtida a partir de alguns grupos de insetos.

Fontes: Wikipédia, InfoEscola, G1, Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *