50 Fatos curiosos sobre 50 cidades ao redor do mundo

50 Fatos curiosos sobre 50 cidades ao redor do mundo

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1 de março de 1 565 com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A cidade de Los Angeles (estado da Califórnia, Estados Unidos) foi fundada como o nome de El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula (A Vila de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula).

Nova York foi fundada por colonos holandeses com o nome de Nova Amsterdã. Só recebeu o atual nome após ter sido conquistada pelos ingleses em 1 664. O York veio do nobre inglês James Francis Edward Stuart, Duque de York.

Alexandria, a segunda mais importante cidade do Egito, foi fundada pelo líder macedônio Alexandre, o Grande.

São Luis, capital do estado do Maranhão, é a única capital brasileira fundada por franceses.

Situada a cerca de 27 quilômetros de Jerusalém, a cidade de Jericó é tida pela arqueologia como a cidade mais antiga do mundo. Presume-se que Jericó tenha sido fundada no ano 9 000 a. C. (isso mesmo, 10 500 anos antes da descoberta do Brasil).

Damasco, a capital da Síria, é uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. Quer dizer, ela é habitada há mais de 5 mil anos.

Os arqueólogos acreditam que a cidade de Jerusalém tenha sido fundada por povos semitas por volta do ano 2 600 antes de Cristo. Na tradição judaica, ela foi fundada por Sem e Éber, filho e neto de Noé.

Atenas, capital da Grécia, é uma das cidades mais antigas da Europa. Ela foi fundada em 1 400 antes de Cristo.

Metade da população libanesa vive na região metropolitana de Beirute. Fundada por fenícios séculos antes de Cristo, Beirute foi ocupada por gregos, romanos, bizantinos, árabes e otomanos, entre outros povos.

O maior estádio do mundo fica em Pyongyang, na Coreia do Norte e se chama Estádio Primeiro de Maio Rungrado.

Belo Horizonte, Minas Gerais, é a capital com maior número de botecos per capita do Brasil.

A Cidade do México (capital Mexicana) foi fundada pelos astecas com o nome de Tenochtitlán. A atual cidade foi erguida sob as ruínas da antiga.

Apesar de ser uma Região Administrativa Especial chinesa, Hong Kong possui leis de imigração, alfândega, moeda e sistema legal próprio. Apenas as relações diplomáticas e a defesa são responsabilidade do governo chinês.

A cidade de Macau – uma das regiões administrativas especiais da China – foi colonizada durante 400 anos pelos portugueses. Por isso, é comum encontrarmos ruas, praças e outras localidades com nomes em português por lá. Não se espante se durante uma visita a Macau der de cara com logradouros como Largo da Sé, Praça do Museu etc.

As primeiras habitações da cidade do Porto, em Portugal, surgiram aproximadamente em 800 antes de Cristo. O Porto foi, durante um bom tempo, chamado de Cale e, mais tarde, de Portucale. Vem daí o nome Portugal.

O nome da cidade espanhola de Barcelona deriva do antigo fenício Barkeno, que provavelmente deu origem à palavra latina Barceno, mais tarde Barcelona.

O nome oficial de Caracas, a capital da Venezuela, é Santiago de León de Caracas.

O nome Londres, capital do Reino Unido, vêm do Rei Lud, que controlava a região antes da invasão romana no ano 43. Os romanos a chamavam de Londinium.

Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi batizada com esse nome por ter sido fundada em 25 de dezembro.

A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós.

Vitória, no Espírito Santo, foi batizada com esse nome em memória da vitória dos portugueses em uma batalha contra os índios que habitavam a região, os goytacazes.

O nome da capital alagoana Maceió vem de Maçayó, palavra de origem tupi que significa “o que tapa o alagadiço”.

A bizantina Constantinopla e a turca Istambul são a mesma cidade. Dize-se que foi fundada pelo imperador romano Constantino.

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, Buenos Aires não é capital da província argentina de Buenos Aires, mas uma cidade autônoma. Aliás, seu nome formal é Cidade Autônoma de Buenos Aires (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).

Com uma população de 11 037 593 de habitantes, São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo, perdendo apenas para Xangai (China), Bombaim (Índia), Karachi (Paquistão), Déli (Índia) e Istambul (Turquia). Já em termos de região metropolitana, São Paulo é a quarta maior do mundo, atrás de Tóquio (Japão), Seul (Coreia do Sul) e Cidade do México (México).

A cidade norte-americana de Orlando (sede do Magic Kingdom e Epcot Center, entre outros parques), no estado da Flórida, possui apenas 1,9 milhão de habitantes mas recebe anualmente 50 milhões de turistas.

Você sabia que existe nas margens do Titicaca, na Bolívia, uma cidade chamada Copacabana? Foi de lá que partiu para o Rio de Janeiro uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, que batizou um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa.

A cidade mais ao Sul do planeta (ou cidade mais austral da Terra!!) é a argentina Ushuaia, na Terra do Fogo, bem próximo da Antártida.

Curitiba, capital do Paraná, é a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de descendentes de poloneses.

San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia é a cidade com maior percentual de casais gays dos Estados Unidos. Acredita-se que 20% da população com mais de 15 anos seja LGBT – no distrito de Castro esse índice ultrapassa os 35%.

Florianópolis, capital de Santa Catarina, foi por um bom tempo chamada de Nossa Senhora do Desterro. Recebeu o nome de Florianópolis em homenagem ao segundo presidente da República, o marechal Floriano Peixoto.

A capital paraibana João Pessoa foi batizada com esse nome em homenagem ao “ex-presidente” do estado João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1 930.

Altamira, no estado do Pará, é o maior município do mundo. Se fosse um país, ele seria o 100º maior em território.

A cidade menos populosa do Brasil é Borá, no estado de São Paulo, com apenas 837 habitantes.

Porto Alegre, capital e principal cidade do Rio Grande do Sul, é habitada há pelo menos 11 000 anos.

Os habitantes de Salvador (BA) são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, “cidade do Salvador”.

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.

Santos no litoral paulista, é a cidade brasileira com maior percentual de mulheres (54%).

A cidade com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil é São Caetano do Sul, no ABC paulista.

Olinda, em Pernambuco, é a cidade com mais artistas do Brasil. Lá, existem mais artistas do que médicos.

A cidade com maior número de médicos do Brasil é Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Existe um médico para cada 94 habitantes, quando o recomendado seria um para cada mil.

Toronto, no Canadá, possui uma das mais extensas redes de ruas subterrâneas do mundo. São 25 quilômetros de túneis com mais de 1 200 estabelecimentos comerciais. Circulam por esses túneis mais de 100 mil pessoas por dia. É uma ótima sugestão para países com invernos frios como o Canadá.

A livraria mais antiga do mundo é a Bertrand do Chiado, em Lisboa, Portugal. Ela funciona desde 1 732.

As chuvas são raras em Lima, capital do Peru. A cidade já ficou anos sem ver uma gota de chuva.

A cidade escocesa de Glasgow – o terceiro maior centro de comércio do Reino Unido – possui um museu totalmente dedicado à gaita de fole.

Por sua vez, a cidade de Amsterdã (Holanda) abriga um museu dedicado ao sexo.

Existe em Seattle, estado de Washington, uma lei que proíbe a entrada de monstros na cidade.

Pesquisa feita com jornalistas estrangeiros, blogueiros, viajantes etc elegeu Tóquio, capital do Japão, como a cidade mais amada do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *