50 Curiosidades sobre 50 empresas

50 Curiosidades sobre 50 empresas

O nome Google nasceu da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar o quanto a internet é imensa.

O Twitter é a terceira rede social mais usada do mundo, atrás apenas do Facebook e do MSpace.com.

A Apple foi fundada em 1 974 por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computer. O nome é uma homenagem à gravadora Apple, fundada pelo grupo The Beatles.

O nome original da Microsoft era Micro-soft. O nome nasceu da união das palavras “microcomputador” e “software”.

A empresa de desenhos animados Pixar foi fundada como uma companhia de softwares para efeitos especiais para filmes de ficção científica.

A MTV pertence ao grupo Viacom, do qual também fazem parte a Nickelodeon, a Paramount Pictures, a Dreamworks, o CMT, a UIP e a CBS. Detalhe: a MTV Brasil pertencia ao Grupo Abril.

O maior conglomerado de entretenimento do mundo é o norte-americano Walt Disney Company. Fundado por Walter Elias Disney (o criador de Mickey Mouse), a Disney é proprietária de estúdios de cinema, estúdios de animação, emissoras de TV, rádios, distribuidora de filmes e parques de diversões. Entre as empresas recém-adquiridas pela Disney estão a Pixar e a Marvel.

Fundada com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K., a japonena Sony é outro grande conglomerado de entretenimento. Além de proprietário da gravadora Sony Music, ela detém as marcas Columbia Tri-Star, Playstation e Sony Ent. Television. A Sony é, ao lado da coreana Samsung, uma das maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo.

O HBO da empresa de TV por assinatura significa Home Box Office.

Você sabia que a BMW (de Bayerische Motoren Werke)foi fundada com o objetivo de produzir motores para aviões? Só mais tarde ela passou a produzir motocicletas e, posteriormente, automóveis.

A famosa fabricantes de motos japonesa Yamaha surgiu em 1 887… como fabricante de órgãos e pianos.

A também japonesa Kawasaki, das motos e jet-skis, nasceu há mais de 130 anos como fabricante de navios transoceânicos.

Sediada em São Bernardo do Campo – onde antes funcionava a fábrica da Simca –, a subsidiária brasileira da Chrysler produziu vários modelos com a marca Dodge até o início dos anos 1980. Foram eles: Dodge Dart, Dodge Charger e Dodge 1800.

O grupo italiano FIAT (que em português significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim) é proprietário de várias marcas de automóveis e caminhões. São elas: Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Maseratti, Innocenti, Ferrari e FIAT-Allis. A FIAT também é dona de metade da norte-americana Chrysler.

Criada em 1 871, a alemã Mercedes-Bens é a mais antiga marca de automóveis do mundo.

A palavra alemã Volkswagen significa “carro do povo”. Fundada durante o regime nazista, a Volkswagen é atualmente uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. O conglomerado é proprietário das marcas Audi, Lamborghini, Bugatti, Porsche, Scania, Bentley, Seat, Skoda e Ducatti.

O nome Renault vem do sobrenome de três dos seus fundadores, os irmãos Fernand, Marcel e Louis Renault (este último, o principal fundador). A Renault é proprietária de uma das maiores escuderias da Fórmula 1, que leva o seu nome.

A General Motors já foi proprietária de mais de 30 marcas de automóveis e caminhões. Entre as marcas que continuam em operação estão Chevrolet, GMC, Cadillac, Pontiac, Holden, Vauxhall, Daewoo e Opel.

A japonesa Toyota foi fundada pela família Toyoda, mas trocou o “d” pelo “t” por uma questão de numerologia.

A Hyundai (que signifa “hoje”) começou como fabricante de automóveis da norte-americana Ford na Coréia do Sul.

Fundada há quase 90 anos, a norte-americana Caterpillar é líder mundial na fabricação de máquinas para a mineração e construção civil. Hoje, é conhecida pela abreviação CAT.

Você sabia que Nestlé significa “ninho” em francês, ou “pequeno ninho” no dialeto suábio? Mas se engana quem pensa que o fundador do conglomerado deu a ele esse nome por que viu um ninho de passarinho e achou bonitinho e etc. e tal. Nestlé vem justamente “do nome” do fundador, o senhor Henri Nestlé (1814-1890). Detalhe: a empresa é suíça, mas a família Nestlé é de origem alemã. Marcas da Nestlé: Ninho, Maggi, Sollys, Molico, Nescafé, Nestea e Purina (alimentos para animais).

A segunda maior empresa de alimentos do mundo depois da Nestlé é a norte-americana Kraft Foods. No Brasil, ela é proprietária das marcas Lacta, Ploc, Tang, Trident, Oreo, Toblerone e Milka. Recentemente, a Kraft foi comprada pelo grupo grupo brasileiro 3G Capital em associação com a norte-americana Berkshire Hattaway.

Outra grande multinacional do setor de alimentos é a anglo-holandesa Unilever, dona das marcas Karo, Arisco, Hellman’s, Kibon, Ades, Knorr, Maizena, Lipton e Azeite Gallo. A Unilever também atua nos setores de higiene pessoal (Close Up, Rexona, Seda, Dove etc) e produtos de limpeza (Omo e Confort).

A francesa Danone foi fundada na Espanha! O nome Danone é uma variante de Danon,

apelido do filho mais velhos de Isaac Carasso, fundador da empresa.

Fundada na Alemanha em 1 891, a multinacional do ramo alimentício Dr. Oetker recebeu esse nome em alusão a seu fundador, o farmacêutico Dr. August Oetker.

A Coca-Cola teve prejuízo em seu primeiro ano de operação. Nesse período, foram vendidos apenas nove copos por dia do refrigerante.

A Pepsico nasceu em 1 965 como resultado da fusão do fabricante de refrigerantes Pepsi com a de salgadinhos Frito-Lay. No Brasil, ela detém, além das recém-citadas, as marcas Gatorade, Elma Chips, Toddy, Quaker, Lucky e Mabel.

A norte-americana Kellog’s nasceu como Battle Creek Toasted Corn Flake Company (Companhia de Flocos de Milho Tostados de Battle Creek) em 1 906. Foi fundada por William Keith Kellog (o inventor do principal cereal matinal).

Fundada em 1 906 por William Colgate, no Estados Unidos, a Colgate-Palmolive é uma das maiores multinacionais do mundo. Ela está presente em 200 países.

A sigla do banco HSBC significa Hong Kong and Shangai Bank Corporation.

O Santander, quarto maior banco do mundo, nasceu na cidade espanhola de Santander, região espanhola da Cantábria.

O nome do banco Itaú é uma referência à cidade mineira de Itaú de Minas, sede da sua primeira agência.

O Bradesco foi fundado na cidade paulista de Marília como Casa Bancária Almeida.

A empresa norte-americana Procter & Gamble (conhecida no Brasil apenas como P&G) é proprietária de mais de 180 marcas, como a Oral-B, Gillette, Duracell, Vick, Ariel, Pampers, Braun (isso mesmo, a marca de eletrodomésticos)…

A rede de varejo de roupas C&A foi fundada na Holanda em 1 841 (!!!) por dois irmãos: Clemens e August (daí o C&A).

A Lojas Renner foi fundada por Antônio Jacob Renner, gaúcho de origem alemã, no ano de 1 912.

O grupo varejista francês Carrefour (pronúncia verdadeira: “cárfur”, que significa “cruzamento”) possui mais de 15 mil lojas ao redor do mundo.

A Avon foi fundada por um modesto vendedor de livros porta a porta norte-americano. Hoje, o famoso catálogo de produtos da empresa é publicado em 25 línguas diferentes, com mais 600 milhões de cópias anuais. Detalhe: a Avon possui 6,5 milhões de revendoras.

A gigante francesa L’ Oreal (de “L’Auréole”, “a auréola”) está presente em 150 países, com 500 marcas, 42 fábricas, 18 centros de pesquisas e mais de 2 mil produtos relacionados à beleza. Suas marcas mais famosas são Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm e Garnier.

A francesa LVMH (a união das empresas Louis Vuitton e Moët Hennessy) é a maior holding do segmento de luxo do mundo. Além de dona da marca de bolsas Louis Vuitton, ela também administra a Veuvet Clicquot (bebidas), TAG Heuer (relógios), Kenzo (vestuário), Sephora (cosméticos), além de outras, muitas outras.

O nome da companhia de entregas rápidas DHL é a soma das iniciais dos sobrenomes dos fundadores da empresa, os norte-americanos Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn.

O fabricante de cigarro Souza Cruz tem esse nome em homenagem a seu fundador, o imigrante português Albino Souza Cruz. Atualmente, a maior acionista da empresa é a British American Tobacco.

Com o inventor Thomas Alva Edson entre os seus fundadores, a estadunidense GE (General Electric) nasceu como fabricante de lâmpadas. Hoje, a empresa fabrica centenas de produtos, de locomotivas a… lâmpadas!

A maior empresa de materiais esportivos do mundo é a norte-americana Nike, com 38 000 colaboradores diretos e mais de 950 000 indiretos (empregados de fábricas terceirizadas). A Nike lança até 1 800 novos produtos por trimestre.

O nome da fabricante brasileira de eletrodomésticos Arno tem origem em Arnstein, da família italiana fundadora da empresa.

O maior pesadelo da francesa Lacoste – que possui 1 200 lojas próprias e mais de 2 500 pontos de vendas – é a pirataria. A Lacoste gasta milhões de dólares por ano no combate a produtos falsificados (e não é por menos: são 3,5 milhões de falsificações por ano!).

O nome Canon (pronuncia-se kanon e não kenon) originou-se de “Kwanon”, nome da deusa da misericórdia de uma vertente budista japonesa.

A Mitsubishi é um dos mais conglomerados empresariais do mundo, com ramificações em diversas áreas e uma infindável variedade de produtos: eletrônicos, câmeras fotográficas (através da marca Nikon), automóveis, celulose e papel, produtos metalúrgicos, serviços bancários… O conglomerado é formado por – acredite se quiser – 500 empresas.

Além de fabricar aviões, a norte-americana Boeing (cujo nome derivou do fundador da empresa, William Boeing) desenvolve foguetes, satélites e até estações espaciais.

Fonte: História das marcas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *