30 INFORMAÇÕES E DADOS CURIOSOS SOBRE A ÁSIA

30 INFORMAÇÕES E DADOS CURIOSOS SOBRE A ÁSIA

1. Com uma superfície de 43 810 582 quilômetros quadrados, a Ásia é o maior continente do planeta. É mais de 1 milhão de quilômetros quadrados maior que a América, o segundo maior continente.

2. A Ásia é dividida em 5 zonas: Comunidade de Estados Independentes (CEI), Extremo Oriente (China, Japão e Coreias), Sudeste Asiático (Tailândia, Malásia, Indonésia etc), Sul da Ásia (Paquistão, Índia, Bangladesh) e Oriente Médio (Iraque, Kwait, Síria e outros).

3. A Ásia é o continente mais populoso da Terra, com uma população que somava no ano de 2 013 cerca de 3,9 bilhões de pessoas, o que equivale a mais da metade da população do planeta.

4. Dos 10 países mais populosos do mundo, seis são asiáticos: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão. O mais populoso é a China, que em 2 013 possuía em torno de 1,3 bilhão de habitantes.

5. A previsão é de que, em 2 050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de de 1,6 bilhão de pessoas.

6. Das 10 cidades mais populosas do planeta, 7 estão na Ásia. São elas: Xangai (China), Karachi (Paquistão), Istambul (Turquia), Mumbai (Índia), Pequim (China), Guangzhou (China) e Nova Dheli (Índia).

7. A maior região metropolitana do mundo é a de Tóquio, no Japão, que totalizava 37 milhões de habitantes em 2 015. A segunda maior é a de Seul, Coreia do Sul, com 25 milhões de pessoas.

8. Das três maiores economias do mundo, duas são asiáticas. Japão é a terceira maior economia. A segunda maior é a China, mas analistas preveem que ela ultrapassará os Estados Unidos antes de 2 025.

9. A China possui o mais rigoroso controle de natalidade do mundo. Até 2 015, cada casal só podia ter um filho. Como os casais dão preferência para filhos homens, o número de bebês do sexo masculino tornou-se maior do que do feminino. Para cada 100 meninas, nascem 119 meninos. Estimativas revelam que no ano de 2 020 pelo menos 30 milhões de homens chineses permanecerão solteiros.

10. Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo. O que poucos sabem é que o número de sobrenomes han (principal etnia da China) é muito pequeno. Enquanto no Japão existem mais de 200 mil sobrenomes, na China eles não passam de cem. Os sobrenomes mais comuns são Wang, Li e Zhang, que são usados por 22,4% da população, ou seja, 291 milhões de pessoas.

11. A cada feriado do Ano-novo Chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país para visitar parentes, formando o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

12. O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota o horário de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

13. A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1 905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em praticamente dois países: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).

14. O maior estádio do Mundo, chamado de Rungrado May Day, com capacidade para até 150 000 pessoas, fica na Coreia do Norte.

15. É proibido mascar chiclete em público em Cingapura. Jogar o chiclete no chão, então, nem pensar!!  Além disso, pichar muros e fachadas pode resultar em três anos de prisão. Se a tinta for difícil de ser removida, o pichador pode ainda levar oito chibatadas.

16. O japonês é o povo mais longevo do mundo. A expectativa de vida da população chega aos 82 anos (79 para homens e 84 para mulheres). Okinawa, no extremo sul do país, é a região com maior número de centenários do Japão e, talvez, do mundo.

17. O Japão foi o único país do mundo a ser atacado com bombas atômicas. Foram duas explosões, em Hiroshima e Nagasaki no ano de 1 945. A explosão de Hiroshima matou entre 60 000 a 80 000 pessoas. A de Nagasaki fez entre 90 000 e 140 000 vítimas. Por incrível que possa parecer, a radiação das bombas atômicas não prejudica a vida nas atuais Hiroshima e Nagasaki.

18. Considerados países europeus, Rússia e Turquia possuem a maior parte de seus territórios na Ásia. Istambul, onde se concentra boa parte da população turca, é a única cidade do mundo que ocupa dois continentes.

19. A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17 milhões de metros quadrados, o dobro da brasileira. Ela abrange metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

20. A Ásia é separada da Europa pelos Montes Urais, uma cadeia de montanhas localizada na Rússia.

21. A maior floresta do mundo não é a Amazônia, mas a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

22. Todas as 10 maiores montanhas do mundo estão localizadas da Ásia, na Cordilheira do Himalaia. As duas maiores montanhas são o Monte Everest, com 8 848 metros de altitude; e o K2, com 8 611 metros. Estão todas localizadas na fronteira entre Nepal, Paquistão e China.

23. O maior e mais elevado planalto do mundo é o Planalto do Tibete, entre China, Índia, Nepal e Myanmmar. Ele possui altitude média de 4 000 metros e ocupa cerca de 2.500 quilômetros quadrados de área.

24. O maior lago interior – ou maior corpo de água fechado – do mundo é o mar Cáspio, na Ásia Central. Ele está localizado entre Rússia, Cazaquistão, Azerbaidjão, Turcomenistão e Irã.

25. Dos 10 maiores rios do mundo, cinco estão na Ásia: rio Orb-Irtch (o quarto maior do mundo), rio Yang-Tsé, rio Amarelo, rio Amur e rio Lena.

26. O país com maior número de rios do mundo é Rússia. São, no total, 120 mil rios, a maior parte na porção asiática.

27. O menor país da Ásia é a Ilhas Maldivas, situada próximo a Índia e ao Sri Lanka, com apenas 298 quilômetros quadrados.

28. Além de ser o nono maior país do mundo, o Cazaquistão é também o maior sem costa marítima. Ele é pouco povoado, com apenas 15,5 milhões de habitantes.

29. O idioma falado no Cazaquistão é o cazaque, do ramo das línguas altaicas. Entre as línguas altaicas podemos citar o turco, o azeri, o turcomeno, o usbeque e o quirguiz. Outro ramo comum na Ásia Central é o iraniano, que abrange o farsi, o pashtum e o curdo.

30. Coreia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2 002 e o campeão foi o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *