26 Coisas que você devia saber sobre o câncer de pele

curiosidades-sobre-o-cancer-de-pele

A cada ano, o câncer provoca 8,2 milhões de mortes em todo o mundo. A maior parte dos casos – em torno de 57% – ocorrem em países em desenvolvimento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil registrou quase 600 mil novos casos da doença em 2 016. Os tipos mais comuns são de mama, próstata e pele.

Quase 30% dos novos casos registrados no Brasil são de carcinoma basocelular, carcinoma epidermoide e melanoma, três tipos de câncer de pele.

O tipo mais perigoso é o melanoma, que normalmente surge a partir de uma pinta escura. Ele representa apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas é responsável por 46% das mortes.

As áreas do corpo mais atingidas são rosto, orelhas, tronco e mãos, justamente as mais expostas. O tipo melanoma pode surgir em áreas cobertas como o dorso.

Você sabia que o câncer de pele também pode atingir a sola dos pés e palma das mãos? E que um dos fatores para a ocorrência na sola dos pés é o tipo de calçado que usamos?

A doença é mais comum em pessoas com pele muito clara, principalmente com mais de 40 anos. Ela é mais rara em crianças e pessoas negras.

Pessoas ruivas têm maior propensão a desenvolver câncer de pele do que pessoas com outras colorações de cabelo.

O câncer de pele é mais comum em homens de idade avançada e que moram em cidades do interior.

A região com maior incidência de câncer de pele, é o sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde existe um grande percentual de descendentes de europeus.

Entre os profissionais com maior risco de desenvolver câncer de pele estão pilotos de avião, caminhoneiros, taxistas e motoristas de ônibus.

O índice de cura varia de acordo com o tipo de câncer. Ao sinal de qualquer sinal, mancha ou ferimento suspeito, recomenda-se uma visita ao médico.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é comemorado em 08 de novembro.

A melhor forma de se prevenir é evitar a exposição aos raios do sol sem proteção, mesmo nos dias nublados. Além do filtro solar, recomenda-se o uso de chapéu, roupas com mangas compridas, óculos escuro e guarda-sol. Deve-se evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

O ideal é que o filtro solar seja, no mínimo, fator de proteção 15. Recomenda-se que seja reaplicado a cada 2 horas.

Algo que nunca te contaram sobre as tatuagens: elas podem esconder o câncer de pele, sobretudo quando as pintas malignas têm a mesma coloração que o desenho.

 

Fontes: Wikipédia, BBC Brasil, Superinteressante, Mega Curioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *