25 Fatos científicos que você provavelmente não imaginava

25 Fatos científicos que você provavelmente não imaginava

1. Buracos negros possuem uma atração gravitacional tão forte que bastaria um do tamanho de uma bola de pingue-pongue para aniquilar a Terra.

2. O diâmetro do Sol é de 1,4 milhões de quilômetros e a massa, 333 mil vezes maior do que a da Terra. Caso tivesse um diâmetro menor que 6 quilômetros, ele se contrairia a ponto de se transformar num buraco negro.

3. Além dos buracos negros, outro objeto com força gravitacional extremo são as estrelas de nêutrons. Apesar de pequenas – com apenas 14 quilômetros de diâmetro, por exemplo –, chegam a ser tão massivas que apenas um centímetro cúbico de sua matéria pesa tanto quanto 1 bilhão de elefantes. Também giram a velocidades estonteantes. E chegam a desviar a luz em seu caminho.

4. A falta de gravidade afeta o organismo humano de tal forma que para evitar o atrofiamento da musculatura, o astronauta à bordo da Estação Espacial Internacional é obrigado a fazer duas sessões diárias de exercícios. Aliás…

5. Você sabia que a ausência de gravidade faz com que os astronautas voltem para a Terra de 4 a 6 centímetros mais altos?

6. Se viajasse para Plutão, onde a atração gravitacional é menor, uma pessoa de 70 quilos pesaria apenas 7,7 quilos em Plutão. Em Júpiter, ao contrário, ela pesaria bem mais: 184,8 quilos.

7. Enquanto a gravidade “reúne” galáxias em grandes aglomerados, a energia escura repele. Mas o que é exatamente a energia escura. Ainda não se sabe. A única certeza é de que ela compreende 73% do universo e afasta as galáxias umas das outras. Assim como a chamada matéria escura, a energia escura é um dos maiores mistérios da ciência.

8. Se dermos um sumiço em todos os átomos, pessoas, planetas, constelações e galáxias, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original.

9. Se o Big Bang tivesse ocorrido em 01 de janeiro, a Via Láctea nasceria em 15 de março e o Sol em 30 de agosto.

10. Os quasares são os maiores emissores de energia do universo. Podem liberar mil vezes mais energia do que uma galáxia inteira. O quasar mais longínquo de que se tem notícias foi encontrado a uma distância de 12,9 bilhões de anos-luz do nosso planeta – ou seja, nos limites do universo observável.

11. A maior estrutura do universo é formada por um grupo de quasares alimentados por um buraco negro de elevada massa. Ela é tão grande que seriam necessários 4 bilhões de anos para atravessá-la na velocidade da luz.

12. A Via Láctea e suas vizinhas fazem parte de um conjunto de galáxias chamado Aglomerado de Virgem. Este, por sua, é parte de um super-aglomerado de 100 mil galáxias batizado de Laniakea.

13. A Via Láctea está em rota de colisão com Andrômeda, uma das galáxias vizinhas mais próximas. Acredita-se que ambas devem se chocar daqui a 3 bilhões de anos.

14. O Sol leva em torno de 250 milhões de anos para dar uma volta completa na Via Láctea. Desde o surgimento da galáxia, há cerca de 13 bilhões de anos, ele deu somente 54 voltas.

15. Se o Sol fosse do tamanho de uma célula, a Via Láctea seria comparativamente do tamanho dos Estados Unidos.

16. A luz do Sol demora 8 minutos e 17 segundos para chegar na Terra. Se ele explodisse nesse momento, nós só saberíamos daqui a 8 minutos.

17. A luz de muitas estrelas leva milhares, senão milhões de anos para chegar até nós. Se uma estrela a 15 mil anos-luz de distância explodir nesse momento, só veremos esse evento daqui a 15 mil anos.

18. A famosa mancha vermelha do planeta Júpiter é uma tempestade que já dura 400 anos. Detalhe: ela é três vezes maior do que a Terra.

19. Os astrônomos suspeitam que Reia, a segunda maior lua do planeta Saturno, seja circundada por anéis. Se tais suspeitas se confirmarem, Reia será o único satélite do sistema solar com anéis.

20. Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos caem na Terra todos os anos.

21. A cauda dos cometas é gerada pelo calor do Sol. Quanto mais próximo eles estiverem do astro, maior será a cauda. A cauda permanece sempre em sentido contrário ao Sol. E acredite se quiser, ela pode chegar a 100 milhões de quilômetros de extensão.

22. O tempo passa mais devagar para uma pessoa que está numa espaçonave viajando na velocidade da luz do que para uma que está estacionada na Terra.

23. Se o átomo fosse do tamanho de um campo de futebol, o seu núcleo seria menor do que uma folha da sua grama.

24. Dos cerca de 90 elementos químicos existentes na natureza, apenas 17 são responsáveis por todas as reações químicas que ocorrem em seu corpo.

25. Ocorrem 40 mil tempestades por dia na Terra, que liberam em torno de 100 raios por segundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *