18 Museus curiosos e inusitados ao redor do mundo

18 Museus curiosos e inusitados ao redor do mundo

Uma das ilhas mais famosas da cidade italiana de Veneza é Murano. Com cerca de 50 mil habitantes, ela é conhecida pelos requintados trabalhos em vidro. O Museu do Vidro de Murano é uma das suas principais atrações. Lá, os visitantes podem admirar peças feitas pelos artesãos da ilha ao longo dos últimos séculos. Murano foi por um bom tempo um dos melhores fabricantes de cristais da Europa.

O museu mais visitado de Portugal é o Museu Nacional dos Coches, uma instituição voltada para os transportes à tração animal, especialmente carroças e carruagens.

Todo mundo já ouviu falar no Museu do Louvre, no Museu D´Orsay e no Museu Rodin, todos localizados em Paris. Poucos, no entanto, ouviram algo sobre o Museu do Esgoto. Pois ele também existe! Além de contar a origem e a história dos esgotos de Paris, o museu leva o visitante a caminhar pela rede de esgotos da capital francesa.

Um dos museus mais curiosos do mundo é o Museu das Falsificações. Com sede na mesma Paris do Museu do Esgoto, ele leva os turistas a conhecer como acontece a atividade de pirataria de produtos em diversas partes do mundo. O visitante pode também conhecer uma vasta gama de produtos piratas, de bolsas a relógios, de roupas a canivetes.

A cidade sueca de Estocolomo inaugurou em 2 013 um museu dedicado ao ABBA. A instituição contém em seu acervo gravações originais, capas de discos, trajes usados nos show, fotos, depoimentos e muitos souvenires sobre o grupo. Uma das peças mais curiosas é um piano idêntico ao de Benny Anderson, que toca sozinho sempre que Benny toca piano em casa.

O Pequeno Príncipe é um dos livros mais lidos do mundo. Criado pelo escritor francês Antóine de Saint-Exupéry, ele inspirou empresários japoneses a erguer um museu dedicado ao personagem. Ao nele ingressarem, os visitantes podem conhecer o asteroide B612, a praça do acendedor de lampiões, o restaurante Le Petit Prince e até um jardim inspirado no livro.

Já pensou em visitar um museu sobre criaturas lendárias? Pois existe um na cidade norte-americana de Portland. Visitá-lo corresponde a conhecer mais detalhes sobre criaturas como sereias, lobisomens, pés-grandes e até chupacabras.

Por falar nisso, uma das atrações mais curiosas da cidade holandesa de Amsterdã é o Museu Vrolik, uma instituição dedicada a mostrar mal-formações congênitas de pessoas e animais.

Na cidade de Houston, Estados Unidos, existe um museu cujas principais atrações são objetos funerários. Ele expõe castiçais, caixões e vários outras coisas ligadas à morte. O detalhe é que esse museu teve o apoio do Vaticano, que ajudou com detalhes sobre a morte dos papas.

Conhecida de ufólogos do mundo todo, a cidade de Roswell, também nos Estados Unidos, possui um museu dedicado aos UFOs e seres de outros planetas.

A cidade norte-americana de Boston possui um museu cujo tema é a arte de mal gosto. O nome da instituição é, obviamente, Museu da Arte Ruim.

Localizado na cidade de Te Puke, na Nova Zelândia, o Museu do Kiwi é totalmente dedicado a essa fruta de casca marrom e polpa verde. Ele leva seus visitante para conhecer tudo sobre o kiwis, do processo de cultivo à produção de produtos derivados. Os turistas podem ainda passear no kiwimóvel, um carrinho no formato da fruta.

Existe na cidade norte-americana de Nova York um restaurante gourmet com pratos totalmente feitos com macarrão instantâneo – mais conhecido como miojo pelos brasileiros. Mas nada como um museu dedicado a esse tipo de macarrão! Localizado na cidade japonesa de Yokohama, ele conta a história do produto (chamado pelos japoneses de ramen), expôs receitas e leva os turistas a visitarem os melhores macarrões instantâneos do país.

Em Bruges, na Bélgica, existe um museu dedicado à batata frita. Chamado de Museu da Batata Frita, seu acervo possui brinquedos, objetos decorativos e acessórios para fritar batatas. Detalhe: o lugar tem cheiro do produto homenageado.

Você não precisa ir até os Estados Unidos para visitar um museu com informações alusivo ao chupacabras, pois existe um exclusivamente dedicado a essa criatura no Brasil. Localizado na cidade paulista de Botucatu, ele expõe objetos e informações curiosas sobre esse animal lendário.

Os famosos bonecos do carnaval da cidade pernambucana de Olinda podem ser vistos o ano todo no Museu do Mamulengo, uma instituição totalmente dedicada a eles.

Uma das principais atrações da cidade de Maranguape, no Ceará, é o Museu da Cachaça. Ao visitá-los, as pessoas podem aprender quase tudo sobre a fabricação e comercialização do produto. Podem ainda conhecer rótulos do Brasil todo.

A cidade brasileira com maior número de museus curiosos é São Paulo. Os turistas podem conhecer instituições interessante como o Museu do Óculos, Museu da Mágica, Museu das Invenções, Museu do Telefone, Museu da Televisão Brasileira e Museu do Perfume (que é chamado de Espaço Perfume Arte + História). Um dos mais interessantes é o Museu do Crime, uma instituição com objetos, fotos e reportagens antigas sobre os crimes mais famosos do Brasil.

Fontes: Terra, UOL, IG, Mundo Estranho, Veja São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *