16 Informações e curiosidades sobre a vida de Juscelino Kubitschek

16 Informações e curiosidades sobre a vida de Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi 21o primeiro presidente do Brasil. Governou entre os anos de 1 956 e 1 961, tendo João Goulart como vice-presidente.

Além de presidente da República, Kubitschek foi prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais, deputado federal e senador.

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu na cidade mineira de Diamantina em 12 de setembro de 1 902.

Juscelino herdou o sobrenome Kubitschek da família da mãe, que tinha origem tcheca. Detalhe: tratava-se de uma família com antepassados ciganos, o que fez de Juscelino o único presidente cigano do mundo.

Seu apelido de infância era Nonô.

Era formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez especialização em urologia em Paris, na França, e estágio na cidade alemã de Berlim.

Trabalhou como médico na Polícia Militar mineira.

Foi amigo e chefe de gabinete do então governador de Minas Gerais Benedito Valadares. (homenageado com o nome da cidade de Governador Valadares).

A candidatura de Juscelino para a presidência da República por pouco foi impedida pelos militares por seu “suposto envolvimento” com comunistas. Juscelino candidatou-se faltando pouco tempo para as eleições, e teve como um dos principais concorrentes o ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros.

Entre os feitos de Juscelino durante a presidência estão a inauguração de Brasília e a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

A primeira ligação telefônica de Brasília foi feita pelo próprio Juscelino Kubistchek.

Após deixar a presidência, Juscelino foi senador pelo estado de Goiás, mas teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos pelo regime militar.

Juscelino faleceu em outubro de 1 976 num acidente de automóvel na rodovia Presidente Dutra, na cidade fluminense de Resende.

A música escolhida para tocar em seu funeral foi Peixe Vivo, de Milton Nascimento, uma de suas músicas prediletas.

Uma das manias de Juscelino era tirar os sapatos sempre que participava de uma reunião em que tinha que ficar sentado.

Seu café da manhã incluía café, leite, pão, manteiga, mel e um filé bem passado. Entre os seus pratos prediletos estava frango com quiabo e angu de fubá.

Fontes: Wikipédia, UOL Educação, Guia dos Curiosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *