16 Informações curiosas sobre a atraente cidade de João Pessoa

16 Informações curiosas sobre a atraente cidade de João Pessoa

João Pessoa recebeu esse nome em homenagem ao politico paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1 930. João Pessoas era candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas nas eleições daquele ano.

A capital paraibana foi fundada como Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. Durante a dominação holandesa no Nordeste brasileiro, foi chamada de Frederikstad (em português, Cidade de Frederico ou Frederica). Antes de ser batizada com o atual nome, eram chamada de Cidade da Paraíba.

Com mais de 700 mil habitantes, João Pessoa é a quinta maior capital do Nordeste.

Além da própria João Pessoa, a sua região metropolitana agrega os seguintes municípios.: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita. A segunda e terceira cidade mais populosa são Santa Rita e Bayeux.

João Pessoa é conhecida como Porta do Sol, denominação recebida por ser o ponto mais oriental do continente americano. Dizem que é mais propriamente na Ponta do Seixas, a 14 quilômetros do Centro da capital paraibana, que o sol nasce primeiro.

Com um PIB duas vezes maior do que o de Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, João Pessoa produz 30% de toda a riqueza do estado.

O jornal de maior circulação é o Correio da Paraíba.

Um dos principais pontos de atração turística de João Pessoa é o parque Sólon de Lucena onde, além de uma bela lagoa, o turista pode encontrar o monumento A Pedra do Reino, construído em homenagem a um dos mais geniais escritores paraibanos: Ariano Suassuna.

Localizada no munícipio de Cabedelo, a poucos quilômetros do centro de João Pessoa, a praia de Tambaba foi uma das primeiras áreas dedicadas ao naturismo no Brasil. Ainda hoje, é procurada por milhares de naturistas do Brasil e do exterior.

Uma das principais (e mais longas) praias é Tambaú, com 8 quilômetros de extensão. É lá que está localizado o hotel Tambaú (imagem acima), uma das referências arquitetônicas da cidade. Com seu formato redondo, o Tambaú tornou-se cartão-postal de João Pessoa.

João Pessoa é uma das capitais com melhor qualidade de vida e menor desigualdade social de todo o Nordeste. Aliás…

Você sabia que João Pessoa foi escolhida por uma organização internacional como uma das melhores cidades do mundo para desfrutar a aposentadoria?

Mais uma: João Pessoa foi eleita a segunda capital mais verde do Brasil, atrás apenas da paranaense Curitiba.

João Pessoa é conhecida por muitos como Cidade das Acácias, em virtude do grande número de acácias em suas ruas e avenidas.

Acredite se quiser, mas João Pessoa fica em torno de duas horas de viagem de automóvel de outras duas irresistíveis capitais nordestinas: Natal e Recife.

Infelizmente, nem tudo são flores em João Pessoa. A cidade foi apontada recentemente como a terceira capital mais violenta do Brasil e a nona do mundo.

 

Fontes: Wikipédia, Viagem & Turismo, Viaja Brasil, Joaopessoa.gov.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *