16 Curiosidades assombrosas sobre a Muralha da China

16 Curiosidades assombrosas sobre a Muralha da China

A Muralha da China se estende por mais de 8 850 quilômetros de comprimento e atravessa nove províncias chinesas.

O nome da Muralha da China em chinês é “wànli chángchéng” (万里), que significa A Grande Muralha.

Possui 7,8 metros de altura e, em média, 5,8 metros de largura no topo.

Ela começou a ser construída no ano 215 antes de Cristo por ordem do imperador Qin Shin Huangdi – o primeiro da China unificada –, que pretendia proteger a região das invasões das tribos mongóis.

Qin Shin Huangdi é o mesmo imperador que, após a morte (ocorrida após ingerir uma substância que teoricamente devia prolongar-lhe a vida), foi enterrado com o exército de terracota em Xi´an. A descoberta dos chamados guerreiros de Xi´an foi um dos maiores acontecimentos da arqueologia do século XX.

Acredite se quiser, mas foi a obra mais demorada da história humana. O último trecho foi construído em 1 568, ou seja, mais de 18 séculos depois do início da construção.

Não se sabe ao certo quantas pessoas trabalharam na obra, uma vez que ela durou gerações. Algumas estimativas, no entanto, apontam em torno de 2 milhões de trabalhadores.

Alguns registros indicam que, por causa da má alimentação e do frio, mais de 80% dos operários tenham morrido na obra.

O repolho era o alimento básico dos trabalhadores contratados para construir o paredão.

As torres serviam como depósitos de mantimentos e podiam abrigar até 50 soldados. A comunicação entre elas era feita com sinais de fumaça preta e, eventualmente, bandeiras pretas ou brancas.

A maior ampliação ocorreu durante a dinastia Ming (1 368 – 1 644), feita com tijolos mais resistentes. Além de aquecida a 1 1500 Celsius, a argamassa levava farinha de arroz misturada ao barro.

Realizada em 2 007, uma nova eleição para escolher as novas sete maravilhas do mundo teve a Muralha da China como o principal monumento.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1 987, a Muralha é um dos destinos turísticos mais visitados do continente asiático.

Uma das mais exóticas provas de maratona do mundo é a Maratona da Muralha da China (Great Wall Marathon, em inglês). Os corredores devem superar o sobe-desce do monumento para percorrer distâncias que variam entre 8,5 e 42 quilômetros. O percurso nunca é atingido em menos de 3 horas.

Existe uma marca de automóveis chinesa bastante popular naquele país chamada Great Wall/Grande Muralha.

Uma última curiosidade: ao contrário do que dizem, a Muralha não pode ser vista do espaço. O boato surgiu em 1 893 na revista norte-americana The Century, e foi desmentido por Yang Liwei, o primeiro chinês ao ir ao espaço.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Mundo Estranho, Super Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *