15 Fatos que você devia conhecer sobre o ACDC

15 Fatos que você devia conhecer sobre o ACDC

O ACDC foi fundado em 1 973 pelos irmãos Angus e Malcolm Young em Sydney, na Austrália. Ambos são irmãos de John Paul Young, que se tornou mundialmente conhecido pela música Love is in the Air.

Apesar de viverem na Austrália, os irmãos Young são escoceses. Eles nasceram em Glasgow, na Escócia e se mudaram para Sidney no início dos anos 1 960.

AC/DC é uma abreviação para “corrente alternada/corrente contínua”. Os irmãos Young tiveram a ideia de batizar a banda com esse nome quando viram o AC/DC na máquina de costura da irmã Margaret (algumas fontes dizem que foi no aspirador de pó que a irmã usava).

O primeiro show da banda ocorreu no réveillon de 1 973, num clube noturno de Sydney chamado Chequers.

High Voltage, o primeiro álbum da banda, foi lançado em 1 975. Uma das faixas de maior sucesso foi Baby, Please Don´t Go, uma regravação de um blues de Big Joe Willians.

Com o sucesso do segundo álbum, batizado de T.N.T., a banda muda-se para o Reino Unido no intuito de tentar a carreira internacional. Ela começa a se apresentar no Marquee Club, cujo palco recebeu grupos consagrados como Rolling Stones, Pink Floyd, The Who, Led Zepellin, Yes, Jethro Tull, Deff Leppard, Iron Maiden e Dire Straits.

O primeiro vocalista foi o galês Dave Evans, que chegou a gravar um single com a banda. Evans foi demitido e substituído pelo ex-motorista de vans escocês Bon Scott, que permaneceria com os irmãos Young até sua morte em 1 980.

Existem controvérsias sobre a causa da morte de Bon Scott. Alguns boatos da época diziam que ele tinha morrido em virtude de overdose de heroína, mas tudo leva a crer que foi por causa de uma bebedeira. Scott teria se embriagado e dormido no banco de trás do carro de um amigo, onde morreu asfixiado pelo próprio vômito.

Bon Scott foi substituído pelo inglês Brian Johnson, que na época fazia parte de uma banda chamada Geordie. O primeiro álbum de Brian com o AC/DC foi Back in Black, o maior sucesso da história da banda.

Por coincidência, Bon Scott tinha assistido uma apresentação de Brian Johnson no Geordie e elogiado ele para seus colegas de banda. Chegou a comentar com Angus Young que “esse tal de Brian Johnson é ótimo”.

Back in Black é considerado um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos. Vendeu mais de 50 milhões de cópias ao redor do mundo, ficando apenas atrás de Thriller, de Michael Jackson.

Para a apresentação no primeiro Rock in Rio, em 1 985, a banda trouxe um sino tão pesado que precisou vir de navio. O problema foi que a estrutura do palco não suportou o objeto e os cenógrafos precisaram rebolar para providenciar um substituto. No final, o sino de meia tonelada foi substituído por um de gesso.

O álbum Who Made Who é trilha do filme Maximum Overdrive, de Stephen King. As músicas foram escolhidas pelo próprio escritor, que sempre foi um grande fã da banda. Um detalhe: Stephen King é autor de livros como O Iluminado, Christine, À Espera de um Milagre, Conte Comigo, Under the Dome e Carrie, a Estranha.

Malcolm Young saiu da banda em 2 014 em virtude de problemas de saúde – mais propriamente um diagnóstico de demência -, sendo substituído por seu sobrinho Steve.

Com quase 70 milhões de cópias vendidas até 2 015, o AC/DC é a quinta banda que mais vendeu discos nos Estados Unidos.

O AC/DC teve que interromper a sequência que faria nos Estados Unidos em março de 2 016 em virtude do alerta dos médicos de Brian Johnson de que ele corria sério risco de ficar surdo.

Fontes: Wikipédia, Wiplash, UOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *