15 Fatos inacreditáveis sobre a vida de Nelson Rodrigues

15 Fatos inacreditáveis sobre a vida de Nelson Rodrigues

1. Nelson Falcão Rodrigues nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, em 1 912.

2. Era filho do jornalista pernambucano Mário Leite Rodrigues, fundador dos jornais cariocas A Manhã e A Crítica.

3. Quando Nelson era criança, uma vizinha invadiu a sua casa e disse que todos ali podiam frequentar a casa dela, “menos o Nelson”. O motivo: Nelson foi flagrado aos beijos com a filha dela, de apenas três anos de idade. Detalhe: Nelson possuía apena quatro anos.

4. Aos oito anos de idade, participou de um concurso de redação na escola com uma história sobre adultério. A melhor seria lida em classe, o que deixou a professora numa situação bastante delicada. Para resolver o problema, ela inventou um empate e leu a outra redação.

5. Com 21 anos, arrancou todos os dentes em virtude de um diagnóstico médico errado. O médico colocou a culpa de uma febre insistente nos dentes – na verdade, em virtude de uma crise de tuberculose – e arrancou todos. Nelson teve que usar dentadura.

6. Nelson comandou um programa de entrevista na Rede Globo chamado A Cabra Vadia – na verdade, parte do programa Noite de Gala –, no qual era acompanhado por uma cabra de verdade. O primeiro entrevistado foi o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange.

7. Nelson costumava chegar tão desleixado ao trabalho que seus companheiros de redação o apelidaram de “filósofo”.

8. Ele escreveu a sua primeira peça de teatro quando estava internado em Campos do Jordão, onde passou 4 anos, para tratar uma tuberculose. A peça se chamava A Mulher Sem Pecado.

9. Era torcedor fanático do Fluminense, sendo que foi enterrado com uma bandeira do clube.

10. Após o sucesso de sua segunda peça, Vestido de Noiva, Nelson recebeu um convite para escrever crônicas e textos para uma publicação chamada O Jornal. Foi assim que surgiu a colunista Suzana Flag, pseudônimo escolhido por ele, e a coluna Meu Destino é Pecar. A coluna triplicou as vendas do jornal e deu origem a diversos livros.

11. Álbum de Família, a sua terceira peça, foi censurada e liberada somente 20 depois de escrita.

12. Acredite se quiser, mas Nelson começou a trabalhar como jornalista policial aos 13 anos de idade.

13. Ganhou um bolão da loteria esportiva com o irmão Augusto e alguns amigos do jornal “O Globo”, mas… O problema é que Nelson tinha falecido justamente naquele dia.

14. Antimarxista e conservador, apoiou a mesma ditadura militar que torturou um dos seus filhos.

15. O estádio do Maracanã foi batizado de Estádio Jornalista Mário Filho em homenagem ao irmão de Nelson Rodrigues.

Fontes: Wikipédia, Funarte, Folha de S. Paulo, Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *