Países e regiões
15 Fatos e curiosidades sobra a Hungria

A população da Hungria é estimada em 10 milhões de habitantes (dados de 2 014). Isso representa menos do que a população da cidade de São Paulo, com 11 milhões de pessoas.
O povo fala o húngaro, uma língua distinta das mais usadas na Europa (diga-se, as línguas da família indo-europeia, como o inglês, o alemão e o francês).
Os húngaros são também chamados de magiares.
Os mais importantes rios húngaros são o Tisza e o Danúbio. O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa, atrás apenas do Volga.
A maior cidade do país é Budapeste, com 1,6 milhões de habitantes. Outras cidades populosas: Debrecem, Miskolc e Zseged. A Grande Budapeste (capital e cidades vizinhas) possui mais de 3,2 milhões de habitantes.
Budapeste é uma das cidades com melhor qualidade de vida da Europa. É também considerada uma das cidades mais bonitas do mundo.
Budapeste surgiu em 1 873 com a fusão das cidade de Buda (na margem direita do rio Danúbio) e Peste (na margem esquerda).
A maior sinagoga da Europa fica em Budapeste. Detalhe: atualmente, apenas 0,1% da população húngara é judia. Grande parte dos judeus do país foi exterminada durante o regime nazista, que dominou a região na época da Segunda Guerra Mundial.
Os banhos termais são uma atração à parte em Budapeste. Existem dezenas de piscinas térmicas e spas na cidade. No inverno, os húngaros frequentam as piscinas cobertas e aquecidas, com temperaturas de até 36º C.
O cubo mágico foi inventado por um húngaro chamado Erno Rubik (é por isso que ele é também chamado de cubo de rubik ou apenas rubik).
Os húngaros tem o hábito de escrever o nome antes do sobrenome. Erno Rubik é escrito como Rubik Erno.
O prato mais conhecido da culinária húngara é o goulash, um ensopado com carne em cubos, sal e ervas finas.
A bandeira húngara é tricolor horizontal, com as cores vermelho, branco e verde. O vermelho simboliza a força, o branco representa a fidelidade e o verde a esperança.
A Hungria foi parte de um imenso império chamado Império Austro-Húngaro, dissolvido no final da Primeira Guerra Mundial, em 1 918. O império era também integrado pela Áustria (como o próprio nome indica), Croácia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina e algumas regiões das atuais Sérvia, Itália, Romênia, Polônia e Ucrânia.
