15 Fatos curiosos sobre o Black Sabbath

15 FATOS CURIOSOS SOBRE O BLACK SABBATH

O Black Sabbath surgiu em 1 968 em Birminghan, no centro da Inglaterra. Por sinal, foi nessa mesma cidade que surgiram os grupos Judas Priest, Duran Duran e The Moody Blues.

Os membros-fundadores da banda foram Tony Iommi (guitarrista e principal compositor), Geezer Butler (baixo), Bill Ward (bateria) e Ozzy Osbourne (vocal). Essa formação durou até 1 979, quando Ozzy Osbourne resolveu ingressar em carreira solo.

Com a saída de Ozzy, o grupo chamou o vocalista Ronnie James Dio para ocupar o seu lugar. Oriundo das bandas Elf e Raimbow, Dio gravou dois álbuns de estúdios com o Black Sabbath. Ele deixou a banda pouco tempo depois, também para tentar a carreira solo.

Com a saída de Dio, o Black Sabbath teve vários vocalista: Ian Gillan, Glenn Hughes, Tony Martin… Ian Gillan é mais famoso como cantor do Deep Purple, com a qual gravou alguns álbuns clássicos, como Machine Head e Perfect Strangers.

Antes de batizar a banda como Black Sabbath, os músicos-fundadores utilizaram os nomes Polka Tulk e Earth. O nome Black Sabbath foi inspirado na música de mesmo que, por sua vez foi inspirada num filme italiano chamado As Três Máscaras do Terror (“Black Sabbath” nos Estados Unidos e Reino Unido).

O maior sucesso comercial da banda foi o álbum Paranoid, lançado em 1 970. Isso se deve em grande parte às faixas War Pig, Iron Man e Paranoid.

Os álbuns Sabbath Bloody Sabbath e Vol. 4 receberam forte influência do rock progressivo, que estava na moda na época em que foram lançados. Rick Wakeman, integrante do Yes, participou de Sabbath Bloody Sabbath nos teclados.

Poucos fãs sabem, mas Tony Iommi deixou o Black Sabath por uns tempos em 1 969 para tocar com o Jethro Tull. De início, ele cogitou em permanecer na banda de Ian Anderson, mas acabou mudando de ideia.

A banda já pensou seriamente em fazer uma ópera rock inspirada na música Iron Man.

O álbum Vol. 4 só não foi lançado com o título Snowblind por causa da gravadora, que achou-o impróprio. A música fala sobre o frio e a neve, mas é entendida como uma clara homenagem à cocaína.

Ozzy Osbourne atuou em 1 986 num filme de terror chamado Trick or Treat ao lado de ninguém menos que Gene Simmons, do Kiss. O filme foi lançado no Brasil como o título O Rock do Dia das Bruxas.

Os nomes dos integrantes originais da banda são Anthony Frank Iommi, John Michael Osbourne, Terence Michael Joseph Butler e William Thomas Ward. Com exceção de Butler, todos nasceram em 1 948.

Ronnie James Dio voltou a trabalhar com a banda em 1 992, quando gravaram o disco Dehumanizer. Eles chegaram a fazer alguns shows juntos, mas o namoro terminou tão rápido quanto começou.

Em 1 998, Ozzy Osbourne juntou-se ao Black Sabbath e com ela gravou os álbuns ao vivo Reunion e o EP Black Mass EP. Em 2 002, outro show com a banda se transformaria no disco Past Lives.

O tão esperado disco de inéditas com Ozzy saiu em 2 013 e foi batizado justamente de 13. No início de 2 016, saiu The End o vigésimo e, nas palavras dos seus integrantes, último álbum da história do Black Sabbath.

Fontes: Wikipédia, Wiplash, Terra, UOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *