Países e regiões
12 Curiosidades muito interessantes sobre a Eslovênia

A Eslovênia possui em torno de 2 milhões de habitantes, a maioria vivendo nos grandes centros urbanos.
A capital da Eslovênia é Liubliana.
O território esloveno já foi parte do Império Romano, Império Bizantino, Império Austro-húngaro e Iugoslávia. A Eslovênia se tornou independente em 1 991, quando se separou da República da Iugoslávia.
A Eslovênica é membro de diversas organizações internacionais, como a União Europeia, Conselho da Europa e OTAN.
Além de aderir à União Europeia nos anos 2 000, a Eslovênia adotou a sua moeda comum, o euro. A antiga moeda era o tollar.
A maior parte dos eslovenos é católica romana, mas há um grande contingente de ortodoxos, protestantes e muçulmanos.
Mais da metade do país é coberta por florestas, o que faz da Eslovênia um dos países com maior cobertura vegetal de toda a Europa. Estatisticamente, é o 15º país mais verde do mundo.
Um dos principais ícones das artes e da cultura esloveno é o poeta France Preseren, que viveu no século XIX. Em sua homenagem, o dia 8 de fevereiro (dia da sua morte) é feriado em toda o país.
A maior parte da população – em torno de 75% – fala inglês fluentemente. Aliás, a Eslovênica é o 6º país do mundo com maior proficiência na língua inglesa.
Os eslovenos estudam duas línguas na escola, o inglês e outro idioma (um dos preferidos é o alemão). A faculdade é gratuita e aberta para todos.
A Eslovênia é um dos melhores países do mundo para uma mulher viver. Motivos para tanto não faltam, e um deles é que a maioria dos homens ajuda nos trabalhos domésticos. Os homens eslovenos são os que mais fazem trabalhos domésticos no mundo.
Entre os produtos encontrados com mais facilidade na Eslovênia está o pão-de-mel. Ao contrário do pão-de-mel brasileiro, que é sempre o mesmo em qualquer lugar, os eslovenos utilizam os mais diversos ingredientes na sua produção: uvas passas, nozes, gengibre, rum, semente de coentro…
Fontes: Wikipédia, Uma brasileira na Eslovênia, G1, UOL.
