12 Coisas que você devia saber para conhecer melhor o Cristo Redentor

12 COISAS QUE VOCÊ DEVIA SABER PARA CONHECER MELHOR O CRISTO REDENTOR

O Morro do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor, possui 710 metros de altura e fica no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

Conta-se que a ideia de construir um monumento no alto do Corcovado (ainda chamado Pináculo da Tentação) surgiu pela primeira na cabeça do padre Pedro Maria Boss, em 1 859. Apesar de ter sido apoiada pela princesa Isabel, ela não foi levada adiante.

Antes do Cristo Redentor, havia no local um mirante coberto chamado Chapéu do Sol do Corcovado.

Os custos da obra foram pagos por meio de arrecadação pública. Detalhe: enquanto a Estátua da Liberdade custou o equivalente a R$ 228 milhões, o Cristo custou R$ 9,5 milhões.

Ela levou cinco anos para ser concluída, metade do tempo da Estátua da Liberdade. O detalhe é que, apesar da altura, não ocorreu nenhum acidente entre os mil trabalhadores envolvidos na obra.

O primeiro projeto da estátua foi feito pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, o desenho final coube ao artista plástico Carlos Oswald e a construção ao escultor francês Paul Landowski.

Além do Corcovado, os idealizadores do projeto levaram outras duas montanhas em consideração durante o projeto: o Morro de Santo Antônio e o Pão-de-Açúcar.

O projeto original previa o Cristo segurando um globo terrestre na mão e uma cruz na outra, mas foi a ideia de fazê-lo de braços abertos que caiu no gosto popular.

A estátua foi feita na França e transportada para o Brasil em pedaços, sendo 50 apenas da cabeça. Por sinal, ela foi a primeira parte a ser montada.

O Cristo é revestido com pedra-sabão em pastilhas, um tipo de material mais resistente às variações de temperatura e ao passar do tempo.

A coroa de espinhos na cabeça da estátua é, na verdade, um para-raios. Por sinal, ela já foi atingida diversas vezes por raios, perdendo sobrancelhas, lábio inferior e um dedo.

Embora seja a maior obra em estilo Art-déco, o Cristo Redentor é apenas a quinta maior estátua de Jesus do Mundo.

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Super Interessante, Guia da Semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *