Artes e espetáculos
15 Coisas que você devia saber sobre a obra e a carreira de Dan Brown

O escritor Dan Gerhard Brown nasceu na cidade de Exeter, estado norte-americano de New Hampshire, em 22 de junho de 1 964.
Brown é filho de uma musicista e um professor de matemática do ensino médio. Richard Brown, seu pai, é autor de um dos livros de matemática mais usados na rede de ensino dos Estados Unidos.
Seu primeiro livro foi Fortaleza Digital, publicado em 1 998 nos Estados Unidos. A ele seguiram-se Ponto de Impacto, Anjos e Demônios e O Código da Vinci, o seu maior sucesso.
Dan Brown é um madrugador bastante disciplinado. Acorda todos os dias às 4h da manhã e faz ginástica. Começa a escrever às 5h com pausas de hora em hora para fazer mais ginástica. Segundo ele, os exercícios ajudam a manter “o sangue e as ideias em constante movimento”.
Acredite se quiser, mas Inferno foi traduzido simultaneamente para 11 línguas por 11 sujeitos isolados num bunker super vigiado perto da cidade italiana de Milão. As traduções foram feitas em 7 semanas. Detalhe: todos os tradutores tinham os celulares apreendidos quando chegavam ao local.
Toda a trama de O Símbolo Perdido se passa num domingo à noite em Washington, capital norte-americana.
Os arquivos secretos do Vaticano citado nos livros Anjos e Demônios não só existem como são muito interessantes. Eles possuem 35 mil volumes, que contam a história da humanidade. Se suas prateiras fossem enfileiradas, teriam em torno de 84 quilômetros de extensão.
O Grande Colisor de Partículas, ou LHC, descrito em Anjos e Demônios, também existe. Também chamado de Grande Colisor de Hádrons, ele é o maior acelerador de partículas e o de maior energia do mundo. Ele se localiza num túnel perto da fronteira entre a França e a Suíça.
A NSA, citada em Fortaleza Digital, também existe. Trata-se de um órgão do governo norte-americano que no livro de Brown serve para espionar a vida das pessoas. Aliás, ela foi o principal alvo das revelações de Edward Snowden, que em 2013 mostrou ao mundo vários de seus documentos secretos.
O professor de iconografia e simbologia Robert Langdon foi interpretado pelo ator Tom Hanks nas versões cinematográficas de O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno. Aliás…
O nome de Langdon foi inspirado em John Langdon, um designer, pintor e escritor nascido nos Estados Unidos. Foi Langdon quem criou o ambigrama da capa norte-americana de Anjos e Demônios.
Seu livro de maior sucesso é O Código Da Vinci, com mais de 80 milhões de cópias vendidas.
Dan Brown foi acusado por dois escritores, Michael Baigent e Richard Leigh, de plágio. Segundo eles, o autor de O Código Da Vinci teria copiado ideias do livro The Holly Blood and The Holy Grail. Ambos entraram com um processo contra Brown, mas acabaram perdendo visto que o juiz considerou tais ideias “muito gerais e abstratas para serem protegidas por direitos autorais”.
A capa de origem, o mais recente livro do escritor foi escolhida pelos próprios leitores através de concurso promovido na internet.
Dan Brown foi recentemente citado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Folha de S. Paulo, Mega Curioso, Dan Brown Brasil.
