Você sabe onde fica a Transilvânia? E a Lapônia?

Você sabe onde fica a Transilvânia E a Lapônia

Transilvânica lembra o Conde Drácula. Lapônia remete ao bom velhinho que nós chamamos de Papai Noel. Boêmia é uma palavra associada a uma marca de cerveja – além de lembrar seres noturnos conhecidos como boêmios. Mas onde ficam esses lugares? Veja as respostas na lista abaixo.

ALSÁCIA: região administrativa da França na fronteira com a Suíça e a Alemanha. A sua capital é Estrasburgo. Possui forte influência cultural alemã, que vai da língua à arquitetura e culinária.

ANDALUZIA: comunidade autônoma da Espanha localizada ao sul do país. Fica muito próxima da África, praticamente “na entrada” do mar Mediterrâneo. A sua capital é Sevilha.

BASILÉIA: é a terceira maior cidade da Suíça, atrás de Zurique e Genebra. A maior parte da população fala o idioma alemão.

BATÁVIA: nome dado aos romanos à região que hoje corresponde à Holanda/Países Baixos.

BAVIERA: é um dos 16 estados alemães. Localizado no sul do país, próximo à fronteira com a Áustria e República Tcheca, tem com como capital a cidade de Munique. A Baviera é mundialmente conhecida por ser a sede da empresa de automóveis BMW (que em português significa Fábrica de Motores da Baviera) e do time de futebol Bayern.

BOÊMIA: é uma região histórica da Europa central, mais propriamente da República Tcheca. Fica na fronteira com Áustria, Alemanha e Polônia. É uma importante produtora (e consumidora) de cerveja. Praga, a capital tcheca, fica na Boêmia. É lá que está a localidade de Pilsen, que deu nome a um tipo de cerveja.

BORGONHA: região administrativa francesa localizada quase no centro do país. A sua principal cidade é Dijon. A Borgonha é mundialmente conhecida pela produção de vinhos.

BRETANHA: localizada junto ao Canal da Mancha, a Bretanha é uma das mais importantes regiões administrativas francesas. Possui muitos falantes de língua celta (os celtas foram um antigo povo que habitou a Europa). A sua principal cidade é Rennes.

CANTÁBRIA: região autônoma do norte da Espanha, próximo ao País Basco e à Galícia. A sua capital é Santander. É a região de origem do banco Santander, um dos maiores da Europa.

CALÁBRIA: região mais ao sul da Itália, que tem a cidade de Nápoles como capital.

CATALUNHA: é uma região autônoma da Espanha localizada na fronteira com a França. A sua capital é Barcelona. Além do espanhol, os habitantes falam uma língua de origem latina chamada catalão. Assim como os bascos, eles possuem identidade própria. Os catalões estão tentando conquistar a independência da Espanha e se tornar um país europeu independente.

CHAMPANHE: conhecida dos franceses como Champanhe-Ardenne, essa região administrativa fica na fronteira com a Alemanha. É conhecido pela produção de vinhos e, principalmente, pela bebida de mesmo nome (o autêntico champanhe é produzido lá). Principal cidade: Châlons-en-Champagne.

CORNUALHA: condado ao sul da Inglaterra/Reino Unido. Recebeu esse nome em virtude do povo córnico. A principal (e talvez única) cidade da região é Truro.

CÓRSEGA: ilha no sul da França onde se fala o francês e o corso (uma língua latina muito parecida com o italiano). É dividida em Alta Córsega e Córsega do Sul. A sua capital e maior cidade é Ajaccio. Uma curiosidade: a Córsega é o berço de Napoleão Bonaparte.

CRACÓVIA: é a segunda maior cidade da Polônia. Situada no sul da Polônia, faz parte da região da Galícia.

FLANDRES: é a região norte da Bélgica, onde a maior parte da população fala o flamengo (uma variação do holandês). Os locais são chamados de flamengos. Fica na fronteira com a Holanda e tem Bruxelas como principal cidade. Bruxelas é a capital da Bélgica.

GALÍCIA: curiosamente, existem duas Galícias. Uma delas é a Galícia (ou Galiza) espanhola, onde estão as cidades de Vigo, Santiago de Compostella e La Coruña. Fala-se por lá uma idioma latino parecido com o português chamado galego. A outra é a Galícia situada na Europa Central, mais propriamente na fronteira entre Polônia e Ucrânia. A principal cidade é Cracóvia.

JUTLÂNDIA: região ao sul da Dinamarca e norte da Alemanha. O nome veio de juto, um antigo povo germânico que habitou o local.

LAPÔNIA: Localizada no extremo norte da Europa, a Lapônia é dividida entre Finlândia, Suécia e Noruega. É habitada principalmente pelo povo sami, mais conhecido como lapões. A fria Lapônia é a terra do simpático Papai Noel.

LORENA: região francesa localizada junto à Alsácia. Possui forte influência cultural alemã. Sua principal cidade é Metz.

MACEDÔNIA: região localizada entre a Grécia e a antiga Iugoslávia. A Macedônia iugoslava é atualmente um país independente que tem Escópia como capital e principal cidade. Foi na Macedônia que nasceu Alexandre, o Grande.

MOLDÁVIA: país do leste europeu que faz divisa com a Romênia. A maior parte da população fala o romeno.

MORÁVIA: região entre a República Tcheca e a Eslováquia.

NORMANDIA: localidade do norte da França, ela é dividida em duas regiões administrativas: a Baixa Normandia e a Alta Normandia. Uma das principais cidades é Rouen. A Normandia é um destino turístico muito popular na França. Foi lá que os Aliados desembarcaram na Segunda Guerra Mundial.

PAÍS BASCO: comunidade autônoma do nordeste da Espanha – mais propriamente na fronteira com a França. Existe também o País Basco francês, um departamento localizado na região francesa da Aquitânia. Tanto um quanto o outro possuem população de maioria basca. Os bascos constituem um grupo étnico e linguístico diferente dos demais grupos europeus. Falam uma língua mais antiga do que o próprio espanhol. A principal cidade do País Basco é Bilbao.

PICARDIA: localidade do norte da França. A principal cidade é Amiens.

POMERÂNIA: região localizada no norte da Alemanha e fronteira com a Polônia. O estado alemão correspondente é Mecklemburgo-Pomerânia. A capital é a cidade de Schwerin. Existe também a Pomerânia polonesa, chamada de Cujávia-Pomerânia. Foi nessa região que se originou a raça de cães lulu-da-Pomerânia. Milhares de pomeranos imigraram para o Brasil, onde fundaram a cidade catarinense de Pomerode.

RENÂNIA: ao falar de Renânia, podemos estar mencionando a Renânia-Palatinado e a Renânia do Norte-Vestfália. São estados alemães localizados no oeste do país. A principal cidade da primeira é Mainz e da segunda, Düsseldorf.

SAXÔNIA: na verdade, existem três Saxônias (Baixa Saxônia, Saxônia-Anhault e Saxônia). A Saxônia é um estado alemão localizado próximo à Polônia e República Tcheca. A sua capital e principal cidade é Dresden.

SICÍLIA: ilha ao sul da Itália, próximo à Calábria. A capital é Palermo. A Sicília é conhecida pela máfia local e pelo vulcão Etna, o mais ativo da Europa.

SILÉSIA: região entre a República Tcheca, Alemanha e Polônia. A maior parte da Silésia fica em território polonês.

TIROL: região do sul da Áustria e norte da Itália. Inclui o estado austríaco do Tirol e as localidades italianas de Bolzano e Trento.

TOSCANA: região da Itália cuja capital é Florença. As outras cidades famosas a Toscana são Siena, Pisa, Arezzo e Livorno.

TRANSILVÂNIA: região central da Romênia. É conhecida pelas montanhas (Montes Cárpatos) e por ser o lar do Conde Vlad, figura histórica que inspirou a criação do mítico vampiro Drácula.

TURÍNGIA: estado alemão localizado no centro do país. A principal cidade é Erfurt.

VALÔNIA: as principais cidades dessa região do sul da Bélgica são Namur e Liège. Ao contrário de Flandres, onde se fala um tipo de holandês, na Valônia fala-se bastante alemão e francês.

VÊNETO: com a cidade de Veneza como capital, o Vêneto é uma das mais ricas regiões do norte da Itália. A população fala uma variante do italiano chamado justamente vêneto. As outras principais cidades são: Verona (a cidade de Romeu e Julieta), Pádua e Treviso.

ZELÂNDIA: província da Holanda/Países Baixos que tem como capital a cidade de Midelburgo. Foi a Zelândia que inspirou o nome da Nova Zelândia (digamos que é a “velha” Zelândia que deu nome à Nova Zelândia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *