CURIOSIDADES SOBRE MONTEIRO LOBATO E O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

CURIOSIDADES SOBRE MONTEIRO LOBATO E O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

José Bento Monteiro Lobato nasceu na cidade paulista de Taubaté, Vale do Paraíba, em 18 de abril de 1 882.

Cursou Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Aos 22 anos, participou e venceu um concurso literário promovido pelo Centro Acadêmico da faculdade.

Um dos seus filósofos favoritos (e que mais o influenciou) era o alemão Friedrich Nietzsche.

Era fã declarado do empresário norte-americano Henry Ford, de quem costumava ler e escrever à respeito.

Admirava Walt Disney e teve forte influência de La Fontaine, Esopo, irmãos Grimm, L. Frank Baum, Lewis Carroll e Wilhelm Busch.

Era apaixonado por pintura, mas desistiu de ser artista plástico no momento em que confundiu uma caixa de aquarelas com tinta a óleo. Em suas próprias palavras, “um imbecil que não distingue aquarela de óleo não pode ser pintor”.

A formiga aparece no cardápio rual de várias regiões do Sudeste do Brasil, e uma delas é a iça – uma formiga com gosto de amendoim. O escritor Monteiro Lobato era fã de içá.

Escreveu artigos para diversas revistas e jornais, entre elas Fon-Fon!, A Cigarra, Revista do Brasil, A Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias, A Manhã e O Estado de São Paulo.

A Revista do Brasil foi comprada por Lobato com o dinheiro adquirido na venda de uma fazenda na Serra da Mantiqueira, herdada do avô.

Como editor, Lobato lançou livros de diversos poetas e escritores da sua época, entre os quais Menotti del Picchia e Oswald de Andrade.

Sua primeira obra foi Urupês, livro em que mostra quem é o verdadeiro caipira – retratado na figura do Jeca Tatu. Aliás, foi o próprio Lobato quem ilustrou a primeira edição de Urupês.

O livro A Menina do Nariz Arrebitado foi o primeiro livro infanto-juvenil publicado por Monteiro Lobato.

Com a falência da sua editora, se mudou para o Rio de Janeiro, onde viveu dois anos. Também trabalhou durante quatro anos como adido comercial do Brasil nos Estados – país que, aliás, admirava muito.

Escreveu um livro de ficção científica chamado O Choque das Raças, onde conta o que aconteceria se um negro fosse eleito presidente dos Estados Unidos.

Acreditava piamente que a economia brasileira podia se desenvolver com a exportação de matérias-primas como o ferro e o petróleo. Aliás, Lobato era um grande entusiasta da exploração de petróleo no país.

Permaneceu preso durante três meses na época do Estado Novo, período ditatorial do presidente Getúlio Vargas.

Entre os livros para adultos escritos por Monteiro Lobato estão: Urupês, Cidades Mortas, Negrinha, O Choque das Raças, O Escândalo do Petróleo, Zé Brasil e América, entre outros.

Morreu aos 66 anos e está sepultado no Cemitério da Consolação, na capital paulista.

O dia 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, foi escolhido como Dia do Livro Infantil.

Você sabia marinheiro Popeye foi retratado nos livros de Monteiro Lobato como um sujeito encrenqueiro?

O nome completo de Dona Benta é Benta Encerrabodes de Oliveira. À propósito…

Você sabia que o nome verdadeiro de Narizinho é Lúcia?

O porco Rabicó ganhou esse nome por que tinha o rabo pequeno.

Tia Nastácia é retratada como boa contadora de histórias e excelente quituteira. Chegou até a cozinhar para São Jorge na Lua.

O Visconde de Sabugosa ajudou a descobrir petróleo nas terras de Dona Benta.

O Sítio do Picapau Amarelo teve várias versões para a TV. A primeira foi exibida em 1951 pela extinta TV Tupi, a mais famosa foi apresentada na Globo entre 1977 e 1985, a última também foi levada ao ar pela Globo em 2001.

Em 2012 estreou na Rede Globo uma versão em desenho animado do Sítio do Picapau Amarelo.

A série exibida pela Globo entre os anos 70 e 80 fez tanto sucesso que gerou um grande número de produtos licenciados: brinquedos, gibis, trilha sonora em LP, álbuns de figurinha…

Essa versão teve episódios escritos por alguns dos mais consagrados escritores e roteiristas de novelas do Brasil como Sylvan Paezzo, Marcos Rey e Benedito Ruy Barbosa.

Você sabia que a atriz Reny de Oliveira, uma das intérpretes da boneca Emília, posou nua para a revista Playboy em 1984?

O Sítio do Picapau Amarelo realmente existe!! Quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté (entre Rio e São Paulo). As visitas são gratuitas. Os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a peças baseadas nas histórias de Monteiro Lobato, visitar o museu em homenagem ao escritor e participar de diversas atividades. Para maiores informações acesse: http://www.museumonteirolobato.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *