A Eslováquia em 18 informações e curiosidades

A-Eslovaquia-em-18-informações-e-curiosidades

A Eslováquia é um país do leste europeu que faz fronteira com a República Tcheca, Hungria, Polônia, Áustria e Ucrânia.

O eslovaco é um povo de etnia eslava, como os russos, ucranianos, poloneses e tchecos. A língua eslovaca pertence ao grupo das línguas eslavas, do ramo do ramo linguístico indo-europeu.

A Eslováquia possui uma população de cerca de 5,5 milhões de habitantes, sendo que 400 mil vivem na capital.

A capital e maior cidade do país é Bratislava. É a única capital europeia localizada na fronteira com outro país – mais precisamente Hungria e Áustria.

As cinco cidades mais populosas da Eslováquia são Bratislava, Kosice, Presov, Nitra e Zilina. A população de Bratislava não chega a 500 mil habitantes, metade da população da cidade paulista de Guarulhos.

Até o início do século XX, os eslovacos eram minoria em Bratislava. A cidade era habitada sobretudo por tchecos, alemães, húngaros e austríacos

A Eslováquia possui uma das mais baixas taxas de analfabetismo de toda a Europa: 1%.

Ao contrário de outras populações do leste europeu, que se identificam com a igreja cristã ortodoxa, os eslovacos são em sua maioria católicos romanos.

Assim como outros povos do leste europeu, os eslovacos costumam levar os pratos que serão servidos na Páscoa para a igreja com o intuito de abençoá-los. Os ovos pintados à mão também são também uma tradição comum no país.

A Eslováquia fez durante muito tempo parte do imenso Império Austro-Húngaro, assim como a República Tcheca, a Eslovênia, a Bósnia-Herzegovina, a Áustria e a Hungria. O Império de dissolveu na época da Primeira Guerra Mundial.

Eslováquia e República Tcheca formaram um só país, a Tchecoslováquia. A ruptura ocorreu após o fim da União Soviética e adoção da economia de mercado pelos países comunistas do leste europeu no início dos anos 1 990. A Eslováquia e a República Tcheca tornaram-se independentes em 01 de janeiro de 1 993.

A Eslováquia é cortada pelos Montes Cárpatos, o que faz dela um das nações mais montanhosas do centro da Europa. Os Cárpatos abrigam quase 1/3 de todas as espécies vegetais da Europa.

Localizada na fronteira entre a Eslováquia e a Polônia, as montanhas Tatras formam a cadeia mais alta dos Montes Cárpatos. Os quatro picos mais altos, como o Gerlachov, estão em território eslovaco.

Enquanto a República Tcheca é conhecida por sua cervejas (lembrando que os eslovacos também são grandes produtores), a Eslováquia é pelo seu vinho. São mais de 40 tipos de uvas cultivadas no país, que dão origem a diversos tipos de vinhos. Os mais famosos são os da região de Tokaj.

Assim como a Romênia, a Eslováquia possui um grande contingente de descendentes de ciganos.

Localizadas na fronteira com a Hungria, as cavernas da Eslováquia atraem milhares de turistas todos os anos (acredite, são mais de 700 cavernas). A formação geológica única tornou algumas dessas estruturas Patrimônios Mundiais da Humanidade reconhecidos pela UNESCO.

A Eslováquia aderiu à União Europeia em 2 004. Também adotou o euro, a moeda única dos paises do bloco.

Fontes: Wikipédia, Enciclopédia Ilustrada Folha, Mega Curioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *