Empresas e marcas
30 Curiosidades sobre a Volkswagen e seus modelos mais populares

Volkswagen é uma palavra que na língua alemã significa “Carro do povo”.
A Volkswagen surgiu em 1 937, na Alemanha, e teve como um dos seus fundadores o engenheiro Ferdinand Porsche (o mesmo da marca de carros esportivos).
Além da marca Volkswagen, a empresa é proprietária da Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Skoda, Seat e Porsche. É também proprietárias das montadoras de caminhões MAN, Volkswagen Caminhões e Scania. A fabricante de motocicletas Ducati é outra empresa da Volkswagen.
O primeiro automóvel da história da marca foi o Fusca, surgido na Alemanha ainda na década de 1 930.
O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1 950, importado pela família Matarazzo.
Dizem alguns que o nome Fusca surgiu da dificuldade do brasileiro em pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca.
As primeiras unidades do Fusca foram produzidas num galpão da rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga, em 1 953. Uma observação: ela tinha pouquíssimos funcionários e as peças eram praticamente todas importadas da Alemanha.
O primeiro modelo da fábrica de São Bernardo do Campo foi uma Kombi, produzida em 1 957. Metade das peças eram fabricadas no Brasil.
Os primeiros slogans utilizados no Brasil foram “O bom senso em automóveis” e “O bom senso sobre rodas”, ambos dos anos 60.
A fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada em novembro de 1 959, com a presença do então presidente Juscelino Kubistchek.
Construída ao lado da Via Anchieta, no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, a fábrica brasileira foi a primeira fora da Alemanha.
A Volkswagen produziu o primeiro milhão de automóveis em 1 970. Dois anos depois, em 1 972, seria produzido o primeiro milhão de fuscas.
As exportações dessa filial brasileira começaram em 1 970, quando 13 unidades da Kombi foram exportadas para o México e outros países da América Latina.
O primeiro sucesso de exportação foi o Passat, transportado em massa para o Iraque durante os anos 1 980.
A segunda fábrica foi inaugurada em 1 976, na cidade de Taubaté, também no estado de São Paulo.
O nome Kombi surgiu da palavra alemã kombinationsfahrseug, que significa “veículo combinado” (isso porque ela servia tanto para carga quanto para o transporte de passageiros).
A Kombi começou a ser fabricada na Alemanha em 1 950. Uma curiosidade muito interessante: algumas unidades tinham partida manual, com manivela.
As primeiras unidades da Kombi começaram a ser vendidas no Brasil em 1 950 pela empresa Brasmotor.
O modelo que foi produzido pelo maior período de tempo foi a Kombi: 57 anos. Ela só deixou de ser montada em 2 013.
Os automóveis da antiga marca Karmann-Guia foram produzidos no Brasil pela Volkswagen. Fabricado em 1 967, o Karmann-Guia conversível – um automóvel esportivo, cabe aqui frisar – é um dos modelos mais raros da marca na opinião dos colecionadores.
A Volkswagen chegou a produzir carros esportivos totalmente projetados no Brasil, como o SP1 e o SP2, ambos fabricados durante os anos 1 970.
A Brasília surgiu em 1 973, vendendo 930 mil unidades nos nove anos em que foi produzida.
O modelo projetado no Brasil com maior aceitação no restante do mundo é o Volkswagen Gol. Ele foi exportado para 66 países, alguns tão distantes quanto a China, o Turcomenistão e o Azerbaidjão. Por falar nisso…
As primeiras exportações do Gol foram para o Paraguai e para a Nigéria.
Derivado do Gol, o Volkswagen Voyage foi exportado para dezenas de países com o nome Fox.
Existem no mundo oito clubes de fãs do gol, totalizando 40 mil pessoas.
A Volkswagen foi a primeira montadora sediada no Brasil a ter um centro de design, pesquisa e desenvolvimento. Além disso, foi a primeira a ter um centro de crash tests.
A Volkswagen foi a primeira montadora do Brasil a utilizar os freios ABS, em 1 992.
A Volkswagen foi a primeira marca a lançar, em 2 003, os motores do tipo total flex, que funcionavam com dois combustíveis: álcool e gasolina.
O modelo mais vendido da história da marca no Brasil é o Gol, que superou o Fusca em mais de 100 mil unidades em 2 001.
Fontes: Wikipédia, Motor Show, Volkswagen do Brasil, Terra, BOL.
